Receita Federal e Caixa voltam a registrar filas e aglomerações

0
Na manhã desta segunda-feira, 13, a sede do órgão voltou a registrar uma grande aglomeração de pessoas (Foto: rede social/ Aracaju Agora Notícias)

A corrida para conseguir o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal, durante a pandemia do coronavírus, levou uma multidão de pessoas na manhã desta sexta-feira, 13, à sede da Receita Federal, em Aracaju, e à Agência da Caixa Econômica do Calçadão da João Pessoa, no Centro.

No caso da Receita Federal, o objetivo da grande maioria é o mesmo: regularizar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e poder se inscrever no programa de auxílio emergencial. A formação de longas filas já vem sendo observada desde a última quarta-feira, 9.  A aglomeração de pessoas infringe as recomendações das autoridades da saúde, que pedem o isolamento e distanciamento social como medidas eficazes para diminuir a disseminação do vírus.

O auditor da Receita Federal, Nilson Lima, esclarece o serviço de regularização do CPF pode ser feito online através de outros canais de relacionamento da Receita. “As pessoas que têm vindo aqui, majoritariamente, buscando regularizar o CPF. É o tipo de serviço que pode ser solucionado online, pelo site da Receita Federal. Logo na primeira página, há o banner de acesso para os dados do CPF, e você preenche as informações para regularizar”, explica Lima.

Quando o problema não é solucionado pelo site, o cidadão pode encaminhar um e-mail para atendimentorfb.05@rfb.gov.br e, por essa via de contato, solucionar as restrições que ainda permanecem pendentes. Mesmo se ainda persistir o problema, há uma terceira via de comunicação. A Receita disponibilizou três números de Whatsapp para dúvidas e soluções de problemas. São eles:

Para CPF inciando em 0 e 2 – 79 2105-3197
Para CPF inciando em 1, 3 ou 5 – 79 2105-3198
Para CPF iniciando em 4, 6, 7, 8 ou 9 – 79 2105-3199

Na manhã desta segunda-feira, 13, a sede do órgão voltou a registrar uma grande aglomeração de pessoas (Foto: rede social/ Grupo Pé Embaixo Notícias)

CAIXA

Pelas imagens que circulam em redes sociais, é possível perceber que as pessoas não estavam respeitando a distância mínima de 1 m estipulada pelas autoridades em saúde.

O motivo da aglomeração foi a busca por  informação acerca do cadastro no programa de Auxílio Emergencial. Desde que o benefício foi anunciado pelo Governo Federal, na semana passada, as agências do banco estatal passaram a receber um número maior de pessoas.

Caixa

A Caixa esclareceu e que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível somente por este site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.

A Caixa disse também que para aqueles que forem considerados aptos a receber o auxílio emergencial, o banco está abrindo automaticamente a Poupança Digital CAIXA.  Os que receberem o crédito por meio dessa conta podem, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.

Ainda segundo a Caixa, o acesso e a movimentação da Poupança Digital CAIXA ocorrerá pelo app CAIXA Tem, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços.

A Caixa falou ainda sobre o saque em espécie, opção que será habilitada no aplicativo CAIXA Tem. Bastará informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas. O calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas se dará da seguinte forma: 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro; 28 de abril – nascidos em março e abril; 29 de abril – nascidos em maio e junho; 30 de abril – nascidos julho e agosto; 04 de maio – nascidos em setembro e outubro; e 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro.

Aqueles que recebem o Bolsa Família, segundo a X têm avaliação de elegibilidade automática e receberão o crédito do auxílio no mesmo calendário e da mesma forma do benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor, para todos que tiverem direito.

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

A matéria foi alterada no dia 15/04 para acréscimo de informação enviada pela Caixa.
Comentários