Seagri e Emdagro se reúnem para discutir ações de desenvolvimento do meio rural

0

A reunião foi aberta pelo presidente da Emdagro(Foto:Ascom)
Somar esforços e garantir a união em torno de um projeto único para a realização das políticas de agricultura do Estado de Sergipe foi com base nessa pauta que o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Macedo Sobral, se reuniu com dirigentes e técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), na manhã de hoje,22, na sede da própria empresa, situada na Av. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n, Bairro Capucho.

A reunião foi aberta pelo presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, que traçou o panorama geral das ações desenvolvidas pela empresa e os resultados obtidos no primeiro Governo de Marcelo Deda. Mostrou ainda, a operacionalização dela e suas linhas de atuação, bem como, os convênios mantidos com seus principais parceiros, que são o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

“Hoje a Emdagro atua nas ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), defesa animal e vegetal, pesquisa agropecuária e as ações fundiárias. Dentro de cada uma dessas linhas de atuação nós firmamos convênios com o MDA, com o MAPA e com o BNB, que garantiram ao Estado, no período de 2007 a 2010, o aporte de recursos na ordem de 46 milhões de reais para o desenvolvimento das ações agrícolas aqui em Sergipe”, comemorou Jefferson.

Ele destacou também que, além desses convênios, o Governo do Estado, através da Emdagro, encontra-se em negociação avançada com o Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (Fida) para a realização de um convênio que vai disponibilizar ao Estado 37 milhões de dólares em recursos a serem empregados no apoio a inserção dos pequenos produtores no mercado, dotando-os de condições pessoais e coletivas, dos meios tecnológicos e de capacidade de gestão de negócios para gerar renda.

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Macedo Sobral, avalia a atuação da empresa junto ao pequeno produtor e parabeniza a todos pelo crescimento que ela atingiu nos últimos anos. “A empresa está de parabéns por ter apresentado nos últimos anos um crescimento significativo das ações em benefício do pequeno agricultor, da agricultura familiar. Os resultados dos programas são muito bem avaliados e muito bem concorridos pela Emdagro. A gente tem que estimular e dar continuidade a eles”, frisou.

José Sobral acrescentou ainda que conhecer a empresa nesse momento foi muito importante pelo tamanho do seu papel no setor agropecuário sergipano. “A Emdagro é a maior protagonista na viabilização das políticas agrícolas em Sergipe, ela é fundamental e imprescindível nesse processo e a gente precisa somar esforços inclusive com outros órgãos, além da própria secretaria, para viabilizarmos todas essas ações”, comenta José Sobral.

O Secretário aproveitou a oportunidade para esboçar o que a Secretaria deseja fazer daqui por diante para garantir o bem estar a todas as famílias de pequenos agricultores. “Tenho aqui algumas observações a fazer, uma delas é a questão da cadeia produtiva da citricultura, a outra é referente ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA), sobretudo o PAA do leite, como o Balde Cheio, e o estímulo a produção de algodão, de mudas, dentre tantas outros”destaca.

Reunião com Técnicos

Após a reunião com os diretores da Emdagro, o Secretário José Sobral se reuniu com os chefes dos escritórios regionais e locais da empresa, técnicos e demais servidores, para se apresentar e solicitar o apoio deste na implantação das políticas públicas do Governo. “Isso é uma forma também de apresentação, de envolvimento, de motivação da equipe da Emdagro para poder estar conosco nessas ações e mobilizarmos para a forma de socializar as preocupações do Governo e dividir com todos eles as responsabilidades na execução dos programas”, afirma.

“Proponho-me a estabelecer uma relação de amizade fraterna com todos que fazem a Emdagro, porque não se pode fazer nada sem a colaboração de vocês. Por isso, peço a cada um que nos ajude a desenvolver as políticas públicas voltadas para a agricultura em Sergipe”, disse o secretário ao se dirigir aos servidores que lotaram o auditório da empresa.

Fonte:Ascom/Emdagro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais