Sebrae promove Semana do Microempreendedor

Em Aracaju, a Semana será promovida na Praça General Valadão, durante os seis dias  (Foto: Alfredo Moreira)

Entre os dias 13 e 18 de abril, o Sebrae em Sergipe promoverá mais uma Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Este ano o evento será realizado em Aracaju, Nossa Senhora da Glória e Estância, buscando oferecer gratuitamente capacitações e orientações aos pequenos empresários e retirar da informalidade aqueles que atuam por conta própria.

Em Aracaju, a Semana será promovida na Praça General Valadão, durante os seis dias. Em Estância as atividades serão realizadas na Praça Barão do Rio Branco e em Glória na Praça Antonio Alves Oliveira, ambas localizadas no centro de seus respectivas cidades, no período de 15 a 18 de abril.

Nesses locais o público terá acesso ás informações sobre o Programa Microempreendedor Individual (MEI), os requisitos necessários para a formalização, além de orientações sobre serviços de baixa, alteração de empresa, preenchimento da Declaração Anual de Rendimentos e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.

Diariamente o público também terá acesso a diversas oficinas sobre temas como compras, vendas, planejamento, finanças, empreendedorismo e associativismo e palestras promovidas pelas entidades parceiras do Sebrae na realização do evento.
“Quem busca ter sucesso em uma atividade deve sempre investir na aquisição de novos conhecimentos. Por meio da Semana, estamos colocando à disposição dos pequenos empresários um conjunto de informações que são fundamentais para a administração de qualquer negócio. Essa é uma excelente oportunidade para eles verificarem como corrigir as falhas e crescer de forma continuada”, destaca o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.

Mais orientações

No mesmo espaço, agentes de instituições financeiras disponibilizarão aos pequenos empreendedores informações sobre produtos e serviços bancários para alavancar os negócios. Eles serão orientados sobre as linhas de crédito disponíveis para capital de giro e aquisição de equipamentos e as taxas e documentos necessários para solicitar o financiamento.
Em 2014 foram realizados 1.947 atendimentos durante a Semana do MEI. A meta este ano é atender 2,8 mil pessoas nas três cidades.

São parceiros do Sebrae na realização do evento os Bancos do Brasil e do Nordeste, a Caixa Econômica Federal, Banese, Prefeitura de Aracaju, Jucese, Ceape, Adema, INSS, Unicred, Corpo de Bombeiros, Fundat, Instituto Federal de Sergipe, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal e a Secretaria de Estado da Fazenda, Prefeitura de Estância, Câmara de Dirigentes Lojistas de Estância, Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, Câmara de Dirigentes de Nossa Senhora da Glória, Emdagro e Receita Federal.

O MEI é a modalidade jurídica destinada às pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria.

Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 45,40, o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte. Outros benefícios importantes são o direito ao CNPJ, o de emitir notas fiscais, vender para o governo, além de ter acesso facilitado aos serviços bancários e linhas de crédito. Em Sergipe mais de 30 mil pessoas estão enquadradas como MEI.

Fonte: Sebrae

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais