Secretários de Fazenda debatem soluções para a gestão tributária

Uma das discussões levantadas na agenda foi o uso da tecnologia associada à implementação de sistemas de controle e monitoramento (Foto: Submark/Sefaz)

O Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), evento promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda, reúne secretários de Fazenda e representantes de todos os Estados para discussão e encaminhamento de soluções inovadoras com vistas à melhoria da gestão tributária, a partir do intercâmbio de experiências e informações sobre projetos de inovação de soluções e sistemas aplicados às áreas de arrecadação, fiscalização, tributação e informações econômico-fiscais que auxiliem na modernização dos fiscos estaduais.

Uma das discussões levantadas na agenda de terça-feira, 17, foi o uso da tecnologia associada à implementação de sistemas de controle e monitoramento. Em uma das apresentações, a Polícia Rodoviária Federal mostrou como funciona o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA) e de que forma a administração pública pode se integrar conforme a área de interesse.

A ideia é agregar conhecimento e inteirar representantes das Unidades da Federação das práticas de outros locais que possam ser incorporadas. Na área de fiscalização, o encontro também ajuda alinhar a comunicação interestadual para combater a sonegação fiscal.

A diretriz desta edição do evento é a racionalização dos gastos públicos, tema que foi abordado inclusive na fala do secretário da Fazenda de Sergipe, ao recepcionar os participantes do Encat: “É impossível separar a parte de gastos da parte de arrecadação das secretarias de Fazenda. É importante que haja essa sinergia, porque ao arrecadar e possuir também a responsabilidade do controle do gasto se tem a percepção de onde estão os problemas. Neste sentido, a gestão tende a ser mais eficiente. Falar em melhoria do país é falar de melhoria de gestão, ética e liderança”, comentou o secretário Ademario Alves.

Fonte: Sefaz

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais