Semana do microempreendedor espera atender 2 mil pessoas

A Semana do MEI acontece até o próximo sábado, 5 (Fotos: Portal Infonet)

Orientação empresarial e atendimento aos microempreendedores individuais são os principais objetivos da “Semana do Micro Empreendedor Individual”, que começou nesta segunda-feira, 31, e acontece até o sábado, 5, na Praça Fausto Cardoso. Durante todo esse período, haverá além de atendimento, palestras sobre temas relacionados à compras, vendas, finanças, associativismo, empreendedorismo, administração e planejamento. A expectativa do Sebrae é de que 2 mil pessoas passem pelo local.

“Iremos oferecer orientação e atendimento para os microempreendedores individuais, e também, formalizar aqueles que ainda trabalham na informalidade e não possuem CNPJ. Além disso, teremos capacitações, através de oficinas que acontecem durante a semana, duas vezes por dia, sendo uma de manhã e outra à tarde”, explica o coordenador da Semana do MEI e analista técnico do Sebrae, Aurélio Viana.

O coordenador da Semana do MEI e analista técnico do Sebrae, Aurélio Viana

O coordenador explica que para ser um microempreendedor, é necessário que o candidato preencha alguns critérios. “É preciso que ele tenha um faturamento seja de até R$ 60 mil por ano, empregue no máximo um funcionário, não tenha sócio ou empresa aberta e nem faça parte de sociedade”, detalha.

Aurélio explica ainda que com a formalização do próprio negócio, o empreendedor conquista diversos benefícios. “O empreendedor terá benefícios previdenciários, já que contribuirá com o INSS; terá CNPJ que possibilitará a prestação de serviços para empresa, poderá participar de licitação, abrir conta no banco como pessoa jurídica, pegar maquinetas de cartão e financiamentos de bancos”, explica.

Elder Pereira, que tem uma empresa de consultoria na área de segurança do trabalho, buscou informações para formalizar o seu negócio. “Achei o atendimento interessante, dinâmico e de fácil compreensão. Estou tentando entender como funciona a formalização e quero participar das capacitações para não abrir a empresa às escuras”, conta.

Elder Pereira tem uma empresa de consultoria na área de segurança do trabalho

Semana do MEI

A Semana do Microempreendor de Indivual acontece até o próximo, sábado, 5, das 8h às 18h e de 8h às 12h (no sábado), na Praça Fausto Cardoso. Na edição, 2013, foram registradas 71 formalizações.

A formalização do negócio também pode ser feita ao longo do ano, na sede do Sebrae, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h. Em Sergipe, segundo dados do Sebrae, já existem 25 mil MEI’s.

MEI

Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 39,90, o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte. Outros benefícios importantes são poder vender para o governo, ter acesso facilitado aos serviços bancários e linhas de crédito. Atualmente mais de 500 atividades podem ser enquadradas como Micro Empreendedor Individual.

Por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais