Seminário de Agroecologia acontece dia 23 na UFS

Serão abordadas também as dificuldades de acesso às políticas públicas para agroecologia (Foto: Embrapa)

Debater as politicas públicas e as pesquisas em Agroecologia no Brasil e em Sergipe. Esse é o objetivo do Seminário de Pesquisa e Políticas Públicas em Agroecologia que acontece dia 23, no auditório do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão.

“O seminário constitui no primeiro evento de debate para a construção do Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece em Sergipe, em 2019”, afirma Edson Diogo Tavares, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros e membro da comissão organizadora local do evento.

“Os debates trarão uma visão de muitas experiências populares que desenvolvem trabalhos agroecológicos que em diversos casos o fazem com muitas dificuldades em acessar as políticas públicas”, disse Edson Diogo. “Mas existem casos em que as dificuldades de acesso potencializam as iniciativas agroecológica”, complementa ele.

Assim, o debate pretende fazer uma relação entre algumas experiências agroecológicas,  os problemas e oportunidades vivenciados ao se utilizaram de políticas públicas ou que se desafiam a realizar a Agroecologia mesmo com dificuldade de acessar as políticas públicas.

Além disso, os debates têm como base as pesquisas que estão sendo realizadas a partir das políticas públicas que tem por base os princípios agroecológicos.

Serão realizados dois blocos de socialização de experiências, onde cada experiência será apresentada relato de 15 minutos. Em seguida, técnicos, agricultores e especialistas participam de debate.

O primeiro bloco conta com experiências de sementes crioulas e agrobiodiversidade, extensão rural,  experiências de Ates e comercialização da produção da agricultura familiar. O segundo bloco debate experiências de educação agroecológica, gênero e feminismo e juventude rural.

Fonte: ascom Embrapa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais