Sergas anuncia reajuste no valor do gás natural

(Foto: divulgação)

A Sergas anunciou que durante os meses de novembro, dezembro de 2020 e janeiro de 2021, a Petrobras implementará um reajuste na tarifa do gás natural em todo país.

A empresa anunciou também que já informou à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) sobre o reajuste, visto que  as distribuidoras de gás canalizado obedecem a política de preços da Petrobras, exclusivo fornecedor de gás para a Sergas.
Impacto
No segmento do Gás Natural Veicular (GNV), o percentual será de 20,61%. Já no segmento residencial, o reajuste será de 11,37%.
No segmento industrial, o aumento médio ficará em torno 23,23%. Já o segmento comercial será de 16,48%. O gás natural comprimido (GNC) terá aumento de 24,44%.
O diretor-presidente da Sergas, Valmor Barbosa, explica que os preços praticados no mercado do gás natural são definidos pela Petrobras, levando-se em conta a variação no mercado internacional do petróleo e seus derivados, assim como a cotação do dólar no período.
Ele lembra que durante no ano de 2020 até o mês de outubro, a tarifa da molécula do gás natural sofreu quatro reduções.  Em fevereiro de 2020, a Petrobras concedeu redução de 5,11% no Gás Natural para o trimestre de fevereiro, março e abril.
Além desta redução da supridora Petrobras, também no GNV, algumas medidas têm sido adotadas pelo Governo do Estado e pela Sergas, por meio da política de incentivo determinada pelo governador Belivaldo Chagas, que buscou reduzir  a alíquota de 18% para 12% do ICMS no segmento veicular, a partir do mês de março.
“Além disso, no trimestre que compreendeu os meses de maio, junho e julho, a redução na tarifa média do gás natural foi de 7,96%. A redução nos meses de agosto, setembro e outubro atingiu o percentual de -15,71% e contemplou todos os segmentos de mercado praticados pela concessionária sergipana durante o ano de 2020. Mesmo com este reajuste anunciado pela Petrobrás para novembro, no acumulado de fevereiro à dezembro de 2020, fica demonstrado uma redução na tarifa média do gás natural em todos os segmentos de -5,34% e por segmento no GNV. Esta redução será de -20,85%,  ou seja, no industrial -3,24%, no comercial -3,57%, no residencial-3,10% e no gás natural comprimido -23,74%”, completa Valmor Barbosa.

Com informações  da Sergas  

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais