Sergipe continua na briga pela instalação de usina nuclear

Usina de Angra dos Reis (Foto: Divulgação)
Em entrevista ao Portal Infonet na tarde desta quinta-feira, 20, o coordenador do escritório da Eletronuclear na região Nordeste, Carlos Henrique Mariz, informou que o Estado de Sergipe continua na disputa para a instalação de uma usina nuclear. “Sergipe como os demais estados do Nordeste está numa das zonas selecionadas. Existe uma zona às margens do rio São Francisco, em Xingó, com essa possibilidade”, diz.

Ele confirmou que a estatal pretende encaminhar até o final do primeiro semestre uma lista ao Governo federal com 40 locais selecionados para a instalação de novas usinas nucleares nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. “Em princípio, Sergipe também está no páreo ao lado de Alagoas, Pernambuco e Bahia. De qualquer forma, seja Sergipe escolhido ou não, o mais importante é que os quatro estados que ficam perto do rio São Francisco, serão beneficiados”, entende.

Entre os benefícios além da produção de energia elétrica, está a distribuição de royalties por participação. “Isso sem contar com o desenvolvimento econômico para as populações que vivem às margens do rio São Francisco”, destaca acrescentando que o custo para a instalação de uma usina nuclear é de R$ 10 bilhões.

Indagado quanto às pessoas que ainda temem a instalação de usinas hidrelétricas, Carlos Mariz disse: “essa preocupação está superada. Eu mesmo já fiz algumas palestras em Sergipe mostrando que em todos os locais do mundo em que existem essas usinas, não tem o que temer. Eu estou chegando agora de Angra dos Reis (RJ) e uma procuradora da Bahia que era cética, me disse que mudou totalmente o pensamento, já não tem receio. Para se ter uma idéia, a China está concluindo mais de 26 usinas, sem contar com os projetos em andamento”, afirma.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais