Sergipe recebe curso para o Cadastro Ambiental Rural

Wanderlê Correia fala sobre importância da implantação do CAR (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Em parceria com a Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA – o Ministério do Meio Ambiente- MMA – irá realizar,  nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 21 e 22, o Curso para Formação de Multiplicadores na Operacionalização do Cadastro Ambiental Rural (CapCAR). O evento que irá contar com cerca de 40 participantes, irá ocorrer no auditório do Hotel Aquários, localizado na Orla de Atalaia.

O objetivo do curso é formar facilitadores para o cadastramento de imóveis rurais no CAR, com prioridade para o apoio aos proprietários ou posseiros rurais que tenham área de até quatro módulos fiscais e desenvolvam atividades agrossilvipastoris, conforme previsto na lei.

De acordo com o presidente da Adema, Wanderlê Correia, cerca de 40 vagas serão preenchidas por profissionais de vários órgãos do estado que trabalham diretamente com o agricultor em temas relacionados ao meio ambiente. “A inscrição no CAR permitirá ao proprietário ou possuidor de imóvel rural exercer suas atividades de forma legal, com segurança jurídica e sustentabilidade ambiental”, explica.

Outra vantagem com a implantação do CAR no país, é a desobrigação da exigência de o proprietário ir até o cartório para averbação de reserva legal, conforme procedimento hoje ainda é feito.

Wanderlê  acrescentou ainda que, “com o CAR todos os órgãos ambientais obterão informações unificadas e acessíveis sobre os imóveis rurais. Teremos uma fotografia da situação dos remanescentes de vegetação nativa do Brasil”, frisou o presidente da Adema.

Cada agricultor deverá entrar no site oficial do CAR e lançar as informações inerentes a sua propriedade. Por isso, a orientação dada por um técnico da área treinado pelo MMA  é muito importante.

“Além de aptos ao uso do sistema, os profissionais que estão participando deste treinamento serão multiplicadores da operacionalidade desse sistema. Ou seja, terão condição de formar novos facilitadores, tanto quanto auxiliarão os proprietários na condução do preenchimento das informações do CAR”, destaca Wanderlê.

Fonte: Adema

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais