Sergipe registra maior safra de milho do Nordeste

0
O Estado registrou um aumento de 462,9% (Foto: Arquivo Infonet)

Segundo levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas do Banco do Nordeste, que analisa dados do IBGE, Sergipe é destaque como principal crescimento de produção de grãos do Nordeste. O Estado registrou o maior incremento entre todas as safras de grãos da região na produção de milho, com o aumento de 462,9%. A alta em Sergipe superou o Ceará (225,5%), o Piauí (139,6%) e o Maranhão (139%).

Em 2017 a safra de grãos no Nordeste cresceu 85,6%, comparando com o ano anterior, totalizando 17,8 milhões de toneladas. O bom resultado foi atribuído principalmente pelo aumento da produção de feijão (no total das três safras, 108,2%), milho (no total das duas safras, 103,5%), soja (84,5%) e arroz (67,0%).

“Sergipe volta a ocupar posição de destaque, pois o estado sempre foi um grande produtor de milho, e agora a nossa produção, em termos proporcionais foi muito maior que os demais estados da Região. Isso nos deixa numa posição privilegiada no Nordeste e no Brasil. É bom chamar atenção que essa produtividade, se comparada com outros estados do país, Sergipe está bem à frente”, salienta o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Esmeraldo Leal.

Ainda de acordo com o estudo divulgado, a expansão ocorreu considerando as favoráveis condições climáticas em importantes áreas produtoras do Nordeste. Analisando a realidade em Sergipe, outros fatores também contribuíram para a boa safra. “Além do clima favorável, a aptidão do povo e o apoio do Governo, com assistência técnica de qualidade dada pela Emdagro, bem como a distribuição de sementes e horas/máquina, por meio da Secretaria de Agricultura foram fundamentais. É importante destacar também, que dividimos esse mérito com os produtores do Estado e sua capacidade de empreendedorismo”. As ações pontuadas pelo secretário fazem parte do Programa Estadual de Distribuição de Sementes e Mecanização Agrícola, desenvolvido pelo Governo de Sergipe.

Entre os Estados, os maiores incrementos de produção ocorreram em Sergipe (381,0%), Pernambuco (195,7%), Alagoas (186,6%) e Ceará (182,4%). No entanto, a Bahia segue com a liderança na produção de grãos no Nordeste (8,07 milhões de toneladas), tendo registrado expansão de 42,6% em comparação com a safra anterior. Maranhão (4,4 milhões de toneladas) teve aumento de 103,8% em relação à safra passada, e Piauí (3,6 milhões de toneladas), apresentou incremento de 180,1%.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais