Shoppings avançam para reabertura, mas decisão será dos comitês de SE

Reunão para discutir propostas de reabertura ocorreu nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Encerrada já no início da tarde desta segunda-feira, 27, a reunião entre os empresários representantes dos shoppings sergipanos e o secretário de Governo, José Carlos Felizola, representou um avanço na discussão dos protocolos e medidas sanitárias que deverão ser implementadas em uma eventual reabertura dos centros de compras. A classe empresarial apresentou uma lista de medidas que já estariam prontas para serem colocadas em prática – de forma que pudesse garantir a segurança no retorno dos serviços.

Entre as medidas, estão a restrição da capacidade dos centros de compras, cumprimento de regras de distanciamento, uso de equipamentos como máscaras entre outras. A proposta foi apresenta na expectativa de que o Governo inclua na pauta dos comitês científico e da retomada econômica, que devem se reunir na próxima quarta-feira, 27, quando o governador Belivaldo Chagas (PSD) terminar o seu período de isolamento obrigatória, após testar para a Covid-19.

Segundo o secretário de Governo, Felizola, os shopping representam cerca de 8 mil empregos no estado e são parte importante dessa retomada comercial. “Essa reunião de hoje era para ouvir esse setor que gera tantos empregos. Discutimos ideias, propostas, questões sanitárias, que serão apresentadas aos comitês e ao governador, assim que ele retornar da sua quarentena”, explica.

Para Felizola, o plano de retomada comercial apresentado em junho, que atualmente está suspenso por determinação judicial, deverá passar por readequações nesta semana. “Se levássemos em conta o plano de retomada apresentado, nós já estaríamos avançando de fase. Entretanto, com a paralisação do plano, temos que discutir e readequar algumas questões. Tanto comércio de rua e comércio de shopping são importantes, mas ressalto sempre nossa prioridade, estando atentos as questões sanitárias, de zelar pela vida de pessoas, monitorando leitos e a regulação do estado”, complementa.

A reunião com os comitês e o governador do Estado está prevista para a próxima quarta-feira, 29, quando o Governo deverá apresentar decreto com novas medidas de enfrentamento a doença e de retomada comercial.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais