Socorro inicia cadastramento presencial do Minha Casa, Minha Vida

O ponto de apoio segue até o dia 1° de fevereiro, no Ginásio do Sesi, e as senhas serão distribuídas das 08 às 09h (Foto: Edilson Menezes e Antônio Carlos)

Foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 21, o cadastro presencial para os interessados que desejam ganhar uma casa, dentre as 1.000 unidades habitacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, que não possuem acesso à internet ou desejam realizar algum tipo de alteração nos dados cadastrados durante a inscrição online. Todo o processo de cadastramento está sendo realizado pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através das Secretarias de Planejamento (Seplan) e Assistência Social (SMAS).

O cadastro presencial segue até o dia 1° de fevereiro, no Ginásio do Sesi, e as senhas serão distribuídas das 08 às 09h. “Nós iniciamos o processo de inscrição online dia 07 de janeiro, através do www.nossacasasocorro.com.br, e hoje abrimos para quem não tem acesso à internet ou que por ventura, durante o processo de inscrição online, tenha se equivocado em algum dado. Para realizar a cadastramento presencial é necessário apresentar CPF, RG, comprovante de residência atualizado, NIS (opcional), número da Classificação Internacional de Doenças, caso seja portador de necessidades especiais ou tenha parente com deficiência física, e comprovante de renda, caso tenha”, detalhou o secretário de Planejamento, Hallison Sousa.

“Estamos aqui no Sesi vivendo esse momento de grande importância para Nossa Senhora do Socorro, que é o cadastro das mil casas populares. Eu assumi esse compromisso com a habitação e logo depois das eleições de 2016 fui à Brasília e consegui o recurso. Mais de 35 mil pessoas já se inscreveram e hoje iniciamos o cadastro para as pessoas que não têm acesso à internet. Nos colocamos à disposição dos socorrenses para servir melhor toda a população”, garantiu o prefeito Padre Inaldo.

Com filho diagnosticado com Síndrome de Down, a dona de casa Maria José, que mora de favor na casa da irmã no Marcos Freire I, ao saber do cadastramento presencial, através da veiculação midiática, compareceu logo cedo ao ginásio para realizar sua inscrição. “Além de ter um filho especial, tenho duas filhas que não moram comigo. Viver de favor é triste, ainda mais porque tenho meu filho que depende de mim e precisa de um espaço só pra ele, então quando soube das casas a esperança em ter a nossa voltou. Com fé em Deus serei sorteada”, disse.

Aos 74 anos, Mariene Macedo, moradora do conjunto Maria do Carmo ainda sonha em ter sua casa própria. “Moro de aluguel com minha filha, meu genro e dois netos e nunca tive a oportunidade de ter a minha própria casinha. O pouco que ganho é direcionado para o pagamento do aluguel”, declara.

Critérios

Para seleção dos candidatos, serão observados os critérios nacionais, estabelecidos na Portaria n° 412 de 06 de agosto de 2015 do Ministério das Cidades, que beneficiarão:

  • Famílias residentes em áreas de risco, reconhecidas pelo ente público (município);
  • Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar;
  • Famílias de que façam parte pessoa (s) com deficiência, comprovado com a apresentação de laudo médico.

De forma a complementar aos critérios nacionais, os critérios adicionais a serem utilizados pelo Município de Nossa senhora do Socorro para seleção dos candidatos são:

  • Famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou Benefício de Prestação continuada (BPC) no âmbito da Política de Assistência Social;
  • Famílias em atendimento de “aluguel social”.

Além disso, famílias de que façam parte pessoas com microcefalia, cadastradas no município, terão direito a uma casa, desde que atendam aos requisitos do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Serão reservados ainda 3% (três por cento) das unidades habitacionais para atendimento aos idosos e mais 3% (três por cento) em benefício de pessoas com deficiência ou de cuja família façam parte pessoas com deficiência.

Fonte: Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais