Transporte alternativo deve ganhar plano diretor em 2007

O deputado Augusto Bezerra (PFL) informou ontem, na Assembléia Legislativa, que o plano diretor encomendado pelo DER-SE para o sistema de transportes estaduais, incluindo o fretamento de táxis, será implantado em 2007. Segundo ele, o Governo do Estado pagou a primeira parcela dos estudos a uma firma de consultoria.

 

A Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa, que é presidida pelo deputado, está acompanhando o trabalho. Enquanto o plano não fica pronto, motoristas e proprietários de táxis estão enfrentando problemas com a fiscalização.

 

O problema será discutido na segunda-feira que vem, mas Bezerra garantiu que nenhuma lei será votada na Casa para prejudicar empresas de ônibus e cooperativas. O deputado adiantou que as cooperativas não pretendem rodar em Aracaju, apenas no interior, mas a legislação federal proíbe que os táxis sejam transformados em lotação.

 

“Nós temos que colocar em lei estadual o direito de fretamento”, opinou. Para o deputado Walmir Monteiro (PSC), o problema é que não existe um órgão gerenciador dos transportes em Sergipe. “Eu sugeri a criação de um órgão estadual para fiscalizar o sistema, mas o governo não deu bolas. O DER só faz tapar buracos nas rodovias e o Detran não sabe como controlar os serviços”, acrescentou Walmir.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais