Tudo pronto para o ENEL 2010

0

Sergipe se prepara para receber o VIII ENEL – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, que acontece entre os dias 15 e 17 de junho, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju. Em sua oitava edição, o ENEL terá como foco estimular a conquista de novos mercados e as inovações tecnológicas. Além disso, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências com produtores de outros estados e conhecer vários elos da cadeia produtiva do leite.

No primeiro, depois da abertura oficial, haverá uma palestra sobre o tema “Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná”, fruto de uma experiência de cooperação internacional, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Nilton Pohl Ribas.

Na quarta e na quinta feira acontecem as palestras técnicas sobre pecuária de leite e caprinocultura leiteira. “Será o momento para abordarmos temas importantíssimos referentes duas atividades, com os participantes escolhendo o que querem assistir”, explica Pedro Gomes Fiscina, gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae. 

O público terá a oportunidade de assistir palestras com grandes nomes do mercado de leite e derivados, a exemplo do médico veterinário Marcelo Roncoletta, sócio-diretor da Top in Life, que ministrará palestra no segundo dia do evento, 16, às 14h45, abordando o tema “Inseminação Artificial: Ferramenta para agilizar o melhoramento genético em cabras de leite, mitos e realidades”. A Top in Life é uma central de biotecnologia e genética animal localizada em Jaboticabal (SP).

O evento terá espaço reservado para exposição de máquinas, equipamentos e Insumos que é destinado empresas fornecedoras desses produtos, permitindo aos participantes conhecer as inovações tecnológicas que estão sendo disponibilizadas para o mercado e o que melhor se enquadra à atividade. Os produtores terão a chance de conhecer melhor os equipamentos, produtos e serviços que se adéqüe a realidade de cada um.

O Encontro também irá apresentar exposição de produtos lácteos e o concurso de queijos regionais. Confira a programação completa do evento no site http://www.enel-se.com.br . Além disso, durante o evento os participantes terão a oportunidade de trocar experiências com diversos produtores do Nordeste e de outras regiões, pois mais de 1000 pessoas estão inscritas no ENEL.

Concurso

O Concurso de Queijos Regionais será coordenado e realizado pelo Instituto Cândido Tostes. Os laticínios com certificação poderão participar enviando amostras dos queijos produzidos nas suas respectivas empresas.  

História

O ENEL foi criado em 2003 pelo Sebrae no Rio Grande do Norte tendo como foco principal aproximar o produtor de leite, as queijarias e os produtores de doces, a indústria de máquinas, fornecedores de insumos, embalagens e aditivos e os laboratórios de análises. Tornou-se um evento de sucesso, agregando valor a cadeia produtiva do leite e derivados.

No ano passado ele foi realizado no Ceará e fez parte da programação de outro evento pecuário. Três estados concorreram para realizar o ENEL 2010, Sergipe foi o escolhido. Como o Encontro foi ganhando grandes proporções, o Sebrae Nacional decidiu que a partir de 2010 ele seria um evento independente. Outra novidade é que esse ano as inscrições do oitavo ENEL puderam ser feitas pela internet.

Realização

O Encontro é uma ação do Sistema Sebrae. São parceiros a Embrapa, Banco do Brasil, Universidade Federal de Sergipe, Faculdade Pio Décimo, SENAI e SENAR. Informações na Unidade de Agronegócio do Sebrae, com o gerente Pedro Gomes Fiscina ou com a colaboradora Luciana Gois, telefones (79) 2106-7727 e 2106-7729.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais