Vai viajar? Confira 5 dicas de como proteger a sua bagagem

Extravios e furtos de bagagens são problemas que podem atrapalhar a sua viagem (Foto: Pixabay)

Na hora de realizar uma grande viagem a passeio, por rota aérea, provavelmente você vai colocar na bagagem suas melhores peças do vestuário, perfumes, acessórios, entre outros itens necessários. Mas já pensou chegar ao seu destino e perceber que sua mala foi extraviada ou furtada? São problemas que acontecem com bastante frequência e mudam, completamente, o restante da sua viagem.

Só que o passageiro pode seguir alguns passos para aumentar a proteção da sua mala e evitar transtornos durante sua jornada. A gestora de viagens Vivian Zulian nos ajudou com as dicas. Confira abaixo:

1 – Comece escolhendo uma boa mala e com modos de segurança mais tecnológicos. Os cadeados já mostraram ser vulneráveis. A ideia é malas que ofereçam resistência e codificação para conseguir abri-las. As marcas Eminent, Karabar e Samsonite aparecem em destaque no mercado – esta última, principalmente, pelo fator tecnológico.

2 – Identifique a sua bagagem. E não estamos falando só de colocar a etiqueta com seu nome e um endereço – que é indispensável. Segundo Vivian, para as viagens em que a bagagem será despachada, fitas adesivas ou outros sinalizadores na parte externa da bagagem vão te ajudar a identificá-la na esteira dos aeroportos. “É muito comum ter outras bagagens iguais a sua. As pessoas se confundem e levam malas erradas. Faça uma identificação para que você reconheça logo a sua”, explica Zulian.

3 – Envelope sua mala. Provavelmente você já viu algumas malas praticamente enroladas em plásticos (semelhantes a papel filme). É uma maneira de dificultar a ação de criminosos que conseguem arrombar a sua mala e furtar seus pertences dentro dos próprios aeroportos. Se você perceber o furto somente quando deixar o aeroporto, será mais difícil reivindicar indenização da companhia aérea.

4 – Evite colocar itens de valor nas bagagens despachadas. A gestora de viagens explica que joias, acessórios de valor, entre outros itens que tenham maior importância para o passageiro, devem ser levados na mala de mãos. Lembrando que a segurança aeroportuária proíbe alguns objetos que venham oferecer risco a outros passageiros. Fique atento!

5 – Faça um seguro viagem. A maioria dos seguros viagens tem cobertura para problemas com a bagagem. De acordo com Vivian Zulian, quando sua bagagem é extraviada ou tem problemas com roubos, os seguros te dão aporte financeiro para que você se mantenha até que a mala seja localizada. “Esse valor do seguro muitas vezes complementa o reembolso que as companhias aéreas fornecem quando há problema com bagagens. Eu diria que o seguro é o principal mecanismo para evitar problemas com a bagagem”, pontua.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais