Venda de combustíveis em Sergipe tem leve alta de 0,9%

Foram vendidos cerca de 31,7 milhões de litros de gasolina (Foto: Arquivo Infonet)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis, no quarto mês do ano, totalizaram pouco mais de 72 milhões de litros, assinalando leve alta de 0,9%, em relação ao mesmo mês de 2017. No entanto, em relação ao mês imediatamente anterior, março deste ano, as vendas totais recuaram 4,3%. Com os dados de abril último, as vendas acumuladas no ano chegaram a 291,4 milhões de litros, assinalando leve recuo de 1% sobre o mesmo período do ano passado.

Combustíveis comercializados em Abril/2018

Foram vendidos aproximadamente 31,7 milhões de litros de gasolina, no mês analisado. Em termos relativos, verificou-se queda de 4,8% nas vendas, em relação ao mesmo mês de 2017. Já na comparação com o mês imediatamente anterior, março último, a queda foi de 8,9%. No acumulado do ano (janeiro a abril), foram comercializados pouco mais de 129 milhões de litros, do combustível, registrando retração de 4,5%.

A comercialização do etanol hidratado, no mês em análise, assinalou alta de 52,3%, quando confrontado com o volume de vendas do mesmo mês de 2017. Em volume, as vendas superaram 1,8 milhão de litros. Todavia, quando comparado com o mês imediatamente anterior (março/2018), notou-se queda de 11,2% no consumo. Nos quatro primeiros meses do ano, as vendas do combustível expandiram-se 70,5% sobre o mesmo intervalo do ano passado, chegando aos 10,6 milhões de litros.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados mais de 26 milhões de litros, em abril último. Em termos comparativos, verificou-se alta de 4,7%, em relação ao mesmo mês de 2017. No entanto, quando comparado com o mês anterior, último mês de março, as vendas ficaram praticamente inalterados, apresentando leve queda de 0,1%. No acumulado do ano, as vendas situaram-se 0,2% acima do mesmo período de 2017, aproximando-se dos 102,5 milhões de litros.

A venda do combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, ultrapassou os 2,4 milhões de litros, apresentando elevação de 15,3%, em relação a abril de 2017. Na comparação com o mês imediatamente anterior, as vendas recuaram 2,9%. De janeiro a abril, as vendas cresceram 5,9%, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, ultrapassando os 10,5 milhões de litros.

Fonte: FIES/NIE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais