Voo Aracaju-Buenos Aires é suspenso pela Gol

Voos operados pelo boeing 737-800 foram suspensos (Foto ilustrativa: arquivo Portal Infonet)

Os voos no boeing 737-800, que partia de Aracaju para Buenos Aires, na Argentina, foram suspensos pela Gol Linhas Aéreas. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) informou que foi notificada nessa última sexta-feira, 18, sobre a suspensão.

De acordo com a assessoria de comunicação da Setur, o problema ocorreu porque a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) não cumpriu o acordo de abaixar a taxa do imposto sobre a querosene de 17% para 6,5%. O compromisso é valido para todos os voos internacionais da empresa, segundo a Setur.

A empresa Gol se manifestou através de nota dizendo que a suspensão ocorreu devido a ajustes na rota. "O voo Aracaju – Buenos Aires é resultado de um trabalho conjunto entre a GOL e o Governo do Estado de Sergipe. Neste momento, a companhia informa que suspendeu os voos devido a alterações na sua malha, enquanto aguarda ajustes no regime especial com as autoridades locais, que viabilizam a continuidade da rota". A companhia reforça que outros voos com conexões em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) continuam ativos.

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) informou, por meio de nota, que, conforme celebrado no Termo de Acordo nº 14.203/2017, a concessão do benefício está vinculada à implementação e criação de um voo internacional com saídas semanais, tendo como origem o Aeroporto de Aracaju. Além da criação de um voo internacional, o referido Termo de Acordo prevê que a empresa deve manter as mesmas quantidades de voos nacionais operacionalizado no exercício de 2016. Alegou também que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vem executando notificações à companhia aérea no intuito de que haja a devida comprovação da manutenção dos voos regulares nacionais operacionalizados no Estado. Ainda de acordo com a Secom, as respostas às notificações ocorreram de forma inconsistente, onde haviam informações apenas do número de decolagens e assentos ocupados, sem devida comprovação por parte da AgÊncia Nacional de Aviação Civil (Anac). Assim, a Sefaz manteve contato com a Gil relatando a necessidade da exigência de comprovação através de documento oficial, exigência que ainda não foi atendida.

A Sefaz esclarece ainda que "a partir da comprovação de forma oficial da exigência contida na Cláusula Primeira do Termo de Acordo 14.203/2017, será concedido o benefício objeto do Termo" e "informa que ao longo da próxima semana serão realizadas reuniões com a GOL no sentido de buscar um alinhamento para a questão".

Relembre

A linha internacional Aracaju-Buenos Aires começou a operar em Sergipe no dia 4 de novembro do ano passado. Semanalmente eram disponibilizadas 172 passagens para a cidade argentina. O voo partia sempre aos sábados e fazia conexão na cidade de Salvador (BA).

por Jéssica França

*A matéria foi alterada às 7h41 para inclusão de nota da Secretaria de Estado da Comunicação 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais