16ª OBMEP divulga período de realização da primeira prova

As escolas participantes deverão escolher um dia de prova e enviar o cartão de resposta para a coordenação da Olimpíada. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil, do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Seades/ Dase), informa que a aplicação da primeira prova da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontecerá no período de 28 de junho de 2021 a 3 de agosto de 2021. As escolas participantes deverão escolher um dia de prova e enviar o cartão de resposta para a coordenação da Olimpíada.

As provas e as soluções serão disponibilizadas em PDF na página da escola, e enviado um exemplar de cada prova e a máscara de correção juntamente com o material de apoio para a aplicação, os quais chegarão até o dia 28 de junho próximo. As escolas poderão aplicar as provas presencialmente ou online. Caso opte por aplicar de forma online, a unidade escolar poderá utilizar a plataforma que melhor atender, como Google Forms, e-mail, etc.

Os alunos poderão enviar as respostas, e a escola transcrevê-las para os cartões de resposta, pois não será obrigatória a assinatura do aluno, ou a escola poderá digitalizar os cartões e enviá-los aos alunos.

Após transcrever as respostas para os cartões, a escola corrigirá, classificará e enviará o cartão do aluno classificado para a 2ª fase por aplicativo, que estará disponível na Play Store, ou pelos Correios, utilizando o e-ticket que será enviado. Caso a escola opte por aplicar as provas presencialmente, deverá providenciar as cópias necessárias.

Jorge Monteiro, técnico do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil, informa que, de acordo com a coordenação da 16ª OBMEP, a escola poderá aplicar as provas na data a seu critério, desde que dentro do prazo estipulado no calendário. Ele recomenda ainda que as escolas verifiquem o calendário e a regulamentação especial da 16ª OBMEP, pois houve muitas mudanças e está adequada à situação atual.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como o público-alvo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos participaram dessa Olimpíada.

Fonte: Ascom/SEDUC

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais