1º Torneio de Educação Matemática para alunos

(Fotos: Juarez Silveira)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) lançou na manhã desta terça-feira, 22, o 1º Torneio de Educação Matemática da Rede Estadual de Ensino. O evento foi realizado no auditório da CODISE e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, além de professores, alunos, gestores e diretores de Diretorias Regionais de Educação (DREs). O evento é promovido pela Seed, em parceria com o Banco do Estado de Sergipe e Universidade Tiradentes (UNIT), e será realizado no período de 8 de maio a 11 de agosto de 2013.

O torneio visa revelar talentos, contribuir para a melhoria do ensino da matemática e mobilizar alunos e professores para a Prova Brasil. Segundo o secretário Belivaldo Chagas, o torneio funcionará como um incentivo para os alunos. "A gente sempre ouviu os alunos dizerem que a matemática é um bicho de sete cabeças. Muitas vezes eles deixam de seguir uma área relacionada a essa disciplina porque têm medo dos números e cálculos. Entendo que este torneio vai facilitar e servirá como um estímulo para os estudantes", disse.

A diretora do Departamento de Educação (DED/Seed), professora Maria Izabel Ladeira, explicou que o torneio deve funcionar como mediador entre a Prova Brasil e os professores e alunos do ensino fundamental. "Queremos chamar a atenção para a necessidade de as escolas se apropriarem das competências exigidas nas avaliações de matemática, incorporando ao seu currículo um plano de curso e projetos de ensino", afirmou.

O assessor do DED e coordenar do torneio, Wellington Meneses, falou sobre a importância do evento para que os alunos vejam mais sentido na disciplina matemática. "Nós sabemos que durante décadas o ensino da matemática em sala de aula vem sofrendo um desgaste. Precisamos ter uma visão diferente e trabalhar a educação matemática do cotidiano. É preciso dar sentido à matemática na sala de aula, além de estimular o aluno a pensar e raciocinar", afirmou.

Inscrições

As inscrições tiveram início na última segunda-feira, 21, e vai até 28 de fevereiro, e deverão ser feitas no Departamento de Educação (DED), na Secretaria de Estado da Educação. Os participantes serão divididos em duas categorias, sendo a categoria A  – alunos do 9º ano do ensino fundamental regular matriculados na rede pública estadual no ano letivo de 2013; e a categoria B – professores de Matemática em atuação nos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual.

As inscrições referentes a ambas as categorias de participantes serão ocorrerão por equipes de quatro integrantes, em que cada escola poderá inscrever mais de uma equipe. Todos os integrantes das equipes da categoria A deverão, obrigatoriamente, estar matriculados na mesma escola e terão de apresentar, no ato da inscrição, cópia do RG e declaração assinada pelo diretor da escola, comprovando matrícula.

Os integrantes das equipes da categoria B podem estar lotados na mesma escola ou em escolas diferentes e deverão apresentar, no ato da inscrição, copia do RG e cópia do demonstrativo de pagamento.

O regulamento do torneio e a ficha de inscrição estarão disponíveis para consulta e impressão no site no link concursos e seleções.

Premiação

Os alunos e professores vencedores serão premiados com aparelhos eletrônicos, como tablet,  smartphone e câmeras fotográficas, além de jogos educativos. A data da entrega da premiação ainda será definida.

Importância

Os participantes destacaram a importância desse projeto para a educação. De acordo com o coordenador de graduação da UNIT, professor Eduardo Peixoto, o torneio vai mobilizar os alunos para a educação matemática. "Além disso, vai despertar no jovem a preocupação sobre a educação. Acredito que o projeto tem uma importância fundamental, e estamos bastante entusiasmados com essa parceria para a criação do torneio", destacou.

O aluno Robson Góis Fraga Júnior, da 8ª série do Colégio Estadual Silvio Romero, elogiou a iniciativa. "Vai nos incentivar a estudar mais. Pretendo participar do torneio e testar meus conhecimentos", disse.

Já Robson Cruz Machado, que é professor de matemática do Colégio Estadual Dr. Leandro Maciel, em Pacatuba, afirmou que o torneio vai acabar com aquele mito de que a matemática é só cálculo, trazendo esta disciplina para a vida real.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais