Academia de Letras promove conferência ‘Literatura e Resistência’

O evento acontecerá no Auditório da Escola do Legislativo na Praça Fausto Cardoso (Foto: facebook Academia de Letras de Aracaju)

A Academia de Letras de Aracaju (ALA) promoverá nesta sexta-feira, 16 de agosto, às 19h, a conferência Literatura e Resistência, que será proferida pela escritora mineira Conceição Evaristo, marcando sua posse como Acadêmica Correspondente da ALA. O evento acontecerá no Auditório da Escola do Legislativo na Praça Fausto Cardoso.

Conceição Evaristo é ficcionista, ensaísta, mestre em Literatura Brasileira/PUC/Rio e doutora em Literatura Comparada/UFF. Tem participação em vários eventos internacionais como convidada, proferindo palestras em diversas Universidades nos Estados Unidos, no México, em Costa Rica, em Cuba, em Moçambique, em São Tomé e Príncipe, na França, Inglaterra e   Áustria.

A produção de Conceição Evaristo é ampla, se inscreve no campo da poesia, da prosa e ainda no ensaio literário. A professora escreve sobre temas relacionados à educação, gênero e relações étnicas na sociedade brasileira. Tanto a sua obra literária, como a ensaística tem sido pesquisada por estudiosos de vários campos de conhecimento.

Além de participar de eventos propostos nos meios acadêmicos, Conceição Evaristo tem marcado a sua presença nos movimentos sociais, notadamente nos que se relacionam com a luta dos afrodescendentes. Ela tem se apresentado ainda em vários eventos, contando histórias de sua própria autoria, assim como de outros/as autores/as, buscando inspirar-se na oralidade da cultura afro-brasileira.

Fonte: assessoria do evento 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais