Alunos da rede pública recebem cuidados com a acuidade visual

De cunho filantrópico, o projeto atingirá, inicialmente, alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental (Foto: Maria Odília/SEDUC)

A baixa acuidade visual pode contribuir para o declínio do desempenho escolar de um estudante. Por este motivo, de modo a garantir que os alunos da Rede Estadual de Ensino tenham uma aprendizagem satisfatória, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Sociedade Sergipana de Oftalmologia (SSO) celebraram um acordo de cooperação técnica para levar cuidados com a acuidade visual às crianças matriculadas em escolas estaduais.

De cunho filantrópico, o projeto é uma iniciativa da Sociedade Sergipana de Oftalmologia e atingirá, inicialmente, alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino localizadas em Aracaju, cujas ações serão desenvolvidas em parceria com o Programa Saúde na Escola, sob a coordenação do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc).

Segundo Fábio Leite, diretor do Dase, o projeto fará uma triagem com esses estudantes, que passarão por testes de acuidade visual e, havendo necessidade, o aluno será consultado em clínicas conveniadas com a SSO. “Se o diagnóstico clínico verificar a necessidade de uso de lentes corretivas, o aluno ganhará os óculos, que são fornecidos por empresas parceiras da Sociedade Oftalmológica de Sergipe, e ainda poderá escolher a armação”, explica.

A assinatura do termo de cooperação técnica, ocorreu na ultima quinta-feira, 28, e já nesta sexta-feira, 29, o Programa Saúde na Escola/Dase/Seduc iniciou a capacitação das equipes escolares das unidades de ensino gerenciadas pela Diretoria de Educação de Aracaju (DEA/Seduc), para treinar as pessoas que serão responsáveis pela triagem dos estudantes. Estas ações são desenvolvidas em parceria com a Sociedade Sergipana de Oftalmologia e acompanhadas por equipes do PSE.

“É uma iniciativa ótima à qual aderimos e é também mais uma ação para assegurar aos nossos estudantes as condições necessárias para que tenham um processo de aprendizagem satisfatório”, destacou o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, ao formalizar a parceria com a SSO, em reunião com o Dr. Gustavo Barreto de Melo, presidente da instituição.

Para Fábio Leite, o projeto da Sociedade Sergipana de Oftalmologia é um enorme gesto de grandeza, “por ser um projeto totalmente filantrópico”, disse. “Nossa expectativa é contemplar escolas e estudantes em outros municípios sergipanos com esse projeto”, frisa.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais