Alunos do IFS usam a matemática para recriação de GIFs

0
O professor explica detalhes do projeto (Foto: Portal Infonet

Alunos de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Sergipe (IFS) resolveram aplicar a matemática para a criação e releitura dos populares gifs (imagens em movimento). O objetivo, segundo eles, é auxiliar as pessoas que têm dificuldade em alguma área das ciências exatas, além de difundir o uso da matemática.

O professor Danilo Lemos, um dos idealizadores do projeto, afirmou que ‘Desafio Math Day’ é voltado para união das tecnologias do mundo moderno com a aplicação pura das noções iniciais da matemática. Para o professor, a escolha do gif se deu por conseguir exemplificar alguns conceitos matemáticos de modo mais preciso. “Os livros sempre nos trazem imagens estáticas, enquanto o gif nós permite a trabalhar imagens em movimento”, afirma.

Além disso, Lemos destaca que após a finalização do projeto os alunos do curso de matemática que integram projetos de iniciação à docência irão usar os gifs para ajudar as pessoas que não têm muita aptidão com a ciência exata. “Certamente muitas pessoas serão ajudadas. Depois do trabalho finalizado decidimos também que iremos compartilhar os gifs com outros professores da instituição”, afirma.

“A vida sem matemática seria um caos. Em tudo eu vejo matemática”, brinca Leonardo (Foto: Portal Infonet)

O aluno Leonardo de Souza demonstrou está muita empolgado com os resultados iniciais. “Gostava da matemática desde o ensino médio e, em virtude disso, sempre tinha vontade de fazer algo relacionado à ela”, afirma. Segundo Leonardo, a paixão pela ciência exata foi incentivada  por uma professora. “Ela me disse uma vez que eu tinha muita aptidão com números”, relembra. Leonardo diz que muitas vezes não consegue se desligar da matemática. “A vida sem matemática seria um caos. Em tudo eu vejo matemática”, brinca Leonardo.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais