Alunos temem desabamento de Caic no Marcos Freire

Matagal e abandono no Caic (Fotos: Portal Infonet)

Criado com a perspectiva de introduzir novo conceito para a educação destinada à criança e ao adolescente, o Caic jornalista Joel Silveira, em Nossa Senhora do Socorro, está prestes a desabar. Os estudantes reclamam e observam que a quadra pode ruir a qualquer momento devido aos pontos de ferrugem existentes na estrutura metálica, os sanitários estão constantemente entupidos e a cozinha é dominada por ratos e baratas, além de imenso matagal que cobre a área.

O Portal Infonet visitou as instalações do Caic no final da manhã desta segunda-feira, 11, e conversou com vários estudantes. A estudante Milena Conceição, 13, matriculada no sétimo ano do ensino fundamental, revelou que os estudantes assistem aula amedrontados. “Quando chove, então… Fica tudo com pingueira. Se a quadra cair, o colégio desaba”, diz a estudante. “E a gente vai morrer ou ficar sem aula”, comenta Carolaine dos Santos, 13, matriculada no sexto ano do ensino fundamental.

Os demais estudantes que conversaram com a equipe do Portal Infonet confirmam a versão apresentada pelas colegas e ainda denunciam a presença de pessoas drogadas no Caic, que já ameaçaram alunos e professores. “Drogados chegaram aqui e até já roubaram celular de colega da gente e ainda ameaçaram professores”, revela Layane de Oliveira Santos, 13, matriculada no oitavo ano da ensino fundamental.

Alunas denunciam descaso e solicitam providências

O Portal Infonet tentou conversou com a direção da escola, mas não obteve êxito. Um dos professores informou que a equipe dirigente do Caic estaria proibida de prestar informações a respeito da situação daquela unidade de ensino, assim como também não permitiu fotografias.

O chefe do setor da engenharia da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Maurício Arce, informou, por meio da Assessoria de Comunicação da Seed, que a Secretaria já autorizou a empresa que está atendendo o contrato de pequenas montas para fazer os serviços emergenciais no Joel Silveira e que os serviços deverão ser iniciados ainda esta semana, mas reconhece que a secretaria não dispõe de projeto para realizar a reforma geral que a unidade necessita.

O chefe do setor de engenharia da Seed, apesar de reconhecer a necessidade de realização de serviços emergenciais, não vê riscos para a comunidade. “Não é procedente a informação que o Caic esteja com sua estrutura avariada a ponto de colocar em risco a integridade física dos alunos”, revela o chefe de engenharia. Mas admite que a quadra já está interditada. “A quadra da escola está interditada para futura reforma e a ordem é que nenhum dos alunos faça qualquer atividade no espaço”.

Quadra já está interditada

O chefe de engenharia informa ainda que, no momento, parte do Caic está sendo reformado para abrigar a Diretoria Regional de Educação – 08, que abrange os municípios da Grande Aracaju.

Em Nossa Senhora do Socorro, este não é o primeiro Caic abandonado. No Conjunto Jardim, devido à deterioração e abandono, a prefeitura conseguiu adquirir o terreno para transformar o espaço em creche. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Município, não há como reaproveitar a estrutura física, que acabou sendo destruída. Mas a prefeitura, segundo a Secom, já está adotando providências para construir uma creche na área.

A Secom informa que a obra custará mais de R$ 1,5 mil, recursos do Governo Federal com a contrapartida de R$ 551.887,21 do município. O empreendimento de educação infantil será erguido em área de 1.364 m² para atender a 224 crianças, contando com salas de aula, berçário, banheiros, refeitório e área de recreação.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais