Atheneu: alunos são transferidos por causa de reforma

O Atheneu Sergipense completará 145 anos de existência (Foto: arquivo/Seed)

O Colégio Estadual Atheneu Sergipense, uma das mais tradicionais unidades de ensino de Sergipe, passará por uma ampla reforma e ampliação. O prédio que abriga a escola está atualmente em precisando de modificações e o governo do Estado, através da Seed, dará início ao processo de licitação para as obras de reforma e ampliação.

Para que as aulas tenham continuidade, a partir da próxima segunda-feira, 27, os cerca de 1.180 alunos do Colégio Atheneu passarão a estudar temporariamente em outros dois locais: no Instituto de Educação Ruy Barbosa (IERB), conhecido como a antiga Escola Normal; e no Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto.

De acordo com o diretor do Atheneu, Genaldo Freitas Lima, a reforma vai beneficiar a todos. "O governo está priorizando essa reforma. Isso significa a valorização do prédio, que é antigo, acomoda os alunos há muito tempo e é um patrimônio do estado", afirmou.

Em outubro de 2015, o Atheneu Sergipense completará 145 anos de existência, sendo uma das unidades de ensino mais conceituadas do Estado. Por lá, ao longo da História, já passaram diversos intelectuais e pessoas relevantes da sociedade sergipana.

Transferência dos alunos

Além disso, nos últimos anos, o Atheneu tem tido bons resultados nas aprovações de vestibulares e no desempenho dos seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em 2004, a escola tornou-se um Centro de Excelência, passando a oferecer um calendário escolar diferenciado, com horário integral e disciplinas que não estão contempladas em outras escolas.

Segundo o secretário da Educação, Jorge Carvalho, a partir de segunda-feira, 27, haverá a transferência dos alunos, sendo 600 estudantes para o IERB e 580 para o José Figueiredo Barreto.

"Os nossos alunos podem ficar tranqüilos, pois estarão sendo transferidos para unidades de ensino modernas e bem equipadas, onde assistirão às aulas normalmente com todo o conforto, enquanto o Atheneu estiver em reforma", disse ele.

Reforma Total

O Instituto de Educação Ruy Barbosa (IERB), está agora totalmente reformado e modernizado. A reforma do instituto, orçada em R$ 1.731.304,96, adequou a unidade de ensino às normas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC), para ofertar os cursos profissionalizantes de Secretaria Escolar, Multimeios, Alimentação e Infraestrutura (hidráulica e elétrica) Escolar, além do curso de Libras.

Para isso, a unidade foi equipada com novas salas de aula, auditório, laboratórios de química, matemática, infraestrutura e multimeios, além de uma cozinha industrial. A obra foi visitada pelo governador Jackson Barreto e pelo secretário Jorge Carvalho no dia 25 de junho, com 90% já concluída.

Já o Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto foi inaugurado em 2008, dando início à política de incentivo à educação profissional em Sergipe. Com uma grande estrutura moderna, a unidade de ensino oferece os cursos profissionalizantes em Serviço de Restaurante e B, Serviço de Condomínio e em Rede de Computadores.

Fonte: Seed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais