Atletas sergipanos participam dos Jogos da Juventura

(Foto: Maria Odilia)

A cidade de Fortaleza, no Ceará, vai sediar de 3 a 12 de setembro, os Jogos Escolares da Juventude – edição de 12 a 14 anos. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. A delegação de Sergipe, composta de 155 atletas de 39 colégios, viaja no dia 1º, e será presidida pela professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (Seed). "Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil", ressalta a diretora do DEF.

Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes. Dois ônibus cedidos pelo Governo do Estado irão levar os atletas de Sergipe. O primeiro grupo, destinado aos atletas que irão participar de modalidades individuais, segue no dia 1º de setembro; enquanto que o segundo grupo, destinado aos atletas das modalidades coletivas, viaja no dia 6 de setembro.

Serão disputadas competições de atletismo, bagminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições.

O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Evento esportivo
A professora Auxiliadora Pires lembrou que os Jogos da Primavera, maior evento esportivo estudantil de Sergipe, representam a etapa classificatória para os Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil(COB), e para as paralimpíadas Escolares, promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro(CPB).
Todas as despesas dos atletas com alimentação e hospedagem ficarão à cargo do COB, enquanto que o Governo do Estado se responsabilizou com o transporte da delegação sergipana.

Além da professora Maria Auxiliadora Pires, que preside a delegação, seguem para Fortaleza três oficiais do DAF/SEED, um jornalista e um fisioterapeuta. Os colégios irão enviar 20 técnicos das diversas modalidades e nove dirigentes.

Colégios participantes

Os 155 alunos atletas vão representar os colégios: Dr. Augusto César leite, Liceu, Amadeus, Purificação, Governador Albano Franco, Módulo, Governador João Alves Filho, Prof. Pedro Alves de Macedo, Presidente Juscelino Kubitschek, Anízio Teixeira, Prof. Valnir Chagas, José Amaral Lemos, Prof. Florentino Menezes, Americano Batista, Fausto de Aguiar Cardoso, SESC, COESI, Prof. Nilson Barreto, Prof. José Antônio da Costa melo, Governador Valadares, Jardins, Millennium, Benedita Oliveira, Máster, Vereador João Prado, Bom Pastor, CCPA, Michelangelo, Instituto Dom Fernando Gomes, Gonçalo Rollemberg Leite, Manoel de Paula Menezes, Santanna, Arquidiocesano, Tobias Barreto, Cândido Portinari, José do Prado Franco, José Lima de Carvalho e do Salvador.

Fonte: Ascom Seed/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais