Biblioteca Epifânio Dória promove Jornada de Leitura

0
(Foto: Ascom Secult)

Com o intuito de atrair cada vez mais estudantes para o meio literário, a Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) realizou nesta quinta-feira, 30, a primeira edição da “Jornada de Leitura Literária, Interpretação e Dicas para a Redação do Enem”. Voltado para alunos do ensino médio da rede pública, a atividade trouxe regras básicas, previstas no edital de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio.

“Nessa proposta nós lemos e estudamos o material que está no edital do Ministério da Educação e passamos as regras para os alunos de uma forma mais ilustrativa, fácil para eles entenderem e verificarem suas dúvidas”, explica a coordenadora das rodas de leitura da Biblioteca, Roseneide Santana.

Na palestra, a coordenadora destacou a importância de prestar atenção em questões como o foco do tema, a argumentação e a proposta de intervenção da redação. “Pelo edital, esses itens têm o mesmo peso de nota que gramática e concordância”, ressaltou acrescentando que são cinco avaliações valendo 200 pontos cada, que somados correspondem à nota final.

Para a orientadora pedagógica da Escola Estadual Gonçalo Rolemberg, Alice Barroso Fonseca, este tipo de orientação contribui muito para que os estudantes tenham uma chance de entrar em uma universidade. “A atividade foi muito boa porque eles puderam esclarecer dúvidas que, às vezes, as aulas não dão conta de atender”, comenta.

A estudante do 3º ano, Ketryn Ramos, conta que gosta muito de escrever e que pretende disputar uma vaga para o curso de psicologia. “Amei a aula, pois a mediadora explica muito bem. Já fiz o Enem uma vez como teste, mas agora, com estas dicas que estou adquirindo, acho que terei mais chances de alcançar uma nota boa na prova”.

Segundo Rosineide Santana, a Biblioteca pretende repetir a atividade nos próximos meses com outras escolas. “Até a prova do Enem, em outubro, vamos fazer outras edições da jornada para dar oportunidade a mais estudantes da rede pública”. A Jornada acontece sempre em dois turnos, de manhã e a tarde. Escolas interessadas podem entrar em contato com a Biblioteca Epifânio Dória pelo telefone (79) 3179 – 1907.

Fonte: Ascom Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais