Bibliotecas de São Cristóvão realizam campanha de ‘Doação Literária’

A ideia da campanha vem justamente para incentivar que populares ou empresários doem livros úteis (Foto: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de São Cristóvão)

A Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) informa que tanto a Biblioteca Prof. Luiz Alberto (no Rosa Elze) quanto a Lourival Baptista (na Praça São Francisco) estão abrindo seus espaços para o recebimento de livros. A ideia da campanha “Doação Literária” vem justamente para incentivar que populares ou empresários doem livros úteis (em bom estado de conservação) e com apelo de leitura para o público.

Segundo explicou a coordenadora das bibliotecas do município, Rafaela Pereira, em todo o mundo, as bibliotecas vivem basicamente de doações, sendo esta prática algo comum. “Queremos que os sancristovenses doem livros para nosso acervo como forma de propagar cultura e incentivar ainda mais a leitura. O gesto de doar um livro pode mudar a realidade de alguém. Esta campanha é para pessoas físicas e também instituições que desejem destinar seus livros para o grande público”, disse.

Na ocasião, o doador preencherá um documento validando o ato, efetivando a participação na campanha. “Nosso acervo é grande e compreende diversas áreas. Desta forma qualquer doação é bem-vinda. Vale ressaltar que neste momento, como temos um público infantil oriundo das escolas nossas duas bibliotecas recebem diariamente estudantes em busca de material para pesquisa, porém, temos notado uma procura muito grande por livros literários e histórias em quadrinhos, as populares HQs”, contou.

Utilitários

Rafaela Pereira enfatizou que as bibliotecas servem para abrigar livros em perfeito estado de conservação, e que contenham assuntos atuais, além dos tradicionais clássicos. “Estamos pontuando que a campanha é voltada para contribuir com o nosso acervo e não apenas para que as pessoas desentulhem espaços em suas casas. É preciso frisar que as doações não são para que as pessoas se desfaçam de livros velhos, em péssimo estado de conservação, mas sim para que doem exemplares totalmente qualificados para a leitura dos nossos visitantes”.

Atualmente, as bibliotecas Prof. Luiz Alberto e Lourival Baptista somam juntas 15 mil exemplares. Nos últimos dois anos, as bibliotecas municipais receberam cerca de dois mil livros doados, em sua maioria, oriundos de instituições como da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), entre outros.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais