Caravanas do Esporte e das Artes são lançadas em Sergipe

Três municipios sergipanos recebem cursos gratuitos nos dias 15 de março e 1º de abril. (Foto: Ascom/SEDUC)

Mais uma vez, o Estado de Sergipe foi um dos contemplados com as ações das Caravanas do Esporte e da Cidadania. O lançamento da agenda 2021 para o Estado aconteceu de forma remota nesta quarta-feira, 10, e envolveu autoridades do Governo de Sergipe e dos Municípios sergipanos contemplados com atividades das caravanas. As atividades acontecerão de forma remota nos dias 15 de março, para a Caravana do Esporte, e 1º de abril, para a Caravana das Artes. As cidades sergipanas beneficiadas são Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana (pela segunda vez) e São Cristóvão.

Este ano, utilizando os recursos da tecnologia, os eventos serão realizados à distância (EAD), via internet pelas plataformas do Instituto Esporte & Educação e Mpumalanga, e ofertam 400 vagas para cursos de formação à distância de arte e esporte, são eles: Pedagogia do Esporte Educacional para Grandes Grupos e Metodologia Viva com Arte.

“O objetivo é ajudar aos professores do Brasil a darem aula de arte e esporte, que realmente ajudem as crianças a se desenvolverem e aprendam a usufruir da escola e dos espaços. É importante nesse momento de isolamento físico e social, ajudar aos professores a organizar aulas que cheguem até as crianças, nos ambientes em que vivem” disse Alexandre Dezen Arena, coordenador de esporte do Instituto Esporte e Educação e gestor da plataforma EAD das caravanas.

A superintendente especial de Esportes, Mariana Dantas, agradeceu a oportunidade de Sergipe mais uma vez fazer parte da agenda anual das Caravanas do Esporte e das Artes, do empenho e do apoio da vice-governadora Eliane Aquino, que abraçou a causa das caravanas. Mariana falou também sobre algumas ações que a sua pasta está promovendo, para o desenvolvimento do esporte no Estado de Sergipe e lembrou que participou da Caravana do Esporte como atleta e agora estava participando como gestora.

“Quero destacar essa integração entre esporte e a arte dentro do segmento do ensino médio. É importante que a gente coloque a prática esportiva nesse itinerário e isso está sendo muito bem conduzido pelo nosso secretário Josué Modesto. Eu sei o que um evento como esse representa para o esporte e para as artes. Eu que participei em 2007, na cidade de Itabaiana como atleta, hoje estou aqui na qualidade de gestora. Então é uma dupla alegria”, destacou Mariana Dantas.

Na cerimônia virtual de abertura foi discutido sobre como a educação à distância da caravana traz a integração entre esporte e arte. Levando a um processo que contribui decisivamente para o crescimento da educação de crianças e adolescentes. “Nós pretendemos integrar a busca por uma educação de qualidade, social, e diversa, que inclua a todos e dê oportunidade à construção da trajetória de recurso para nossas crianças, que estão em situação de vulnerabilidade social” avaliou Quitéria Barros, secretária de Educação de São Cristóvão.

A Caravana das Artes conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, e patrocínio das empresas REDE, OTIS, EDP, Unopar E GTM, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo/Governo Federal, enquanto que a Caravana do Esporte conta com patrocínios do ITAÚ, REDE, Mastercar, EDP Renováveis, Unopar e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.

Fonte: Ascom/SEDUC

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais