Colégio Estadual em Indiaroba inaugura ‘Rádio Escolar’

0
(Foto: Eugênio Barreto/Seed)

Para proporcionar aos alunos um espaço informal de educação, onde eles possam adquirir informações sobre conhecimentos científicos produzidos em instituições de pesquisa, e desse modo despertar o interesse pela aprendizagem de ciências e pela pesquisa, professoras do Colégio Estadual Professor Raimundo Mendonça de Araújo (CEPRMA) criaram o projeto "Nas ondas da rádio escolar – uma proposta de difusão científica junto à comunidade escolar do CEPRMA".

O resultado dessa iniciativa é a criação da rádio escolar "Estação Raimundão", que teve sua transmissão inaugural para toda comunidade escolar do Raimundo Mendonça nesta quarta-feira, 9, com a apresentação do projeto e do primeiro programa radiofônico, produzido pelos alunos e professores da referida unidade de ensino, localizada em Indiaroba, na região Sul do Estado.

A Rádio Escola é uma ferramenta que possibilita a transmissão de conteúdos e oportuniza aos alunos serem sujeitos ativos no processo da aprendizagem, além de possuir a função de educar e fazer com que os alunos se tornem críticos e atuantes, exercendo a cidadania através do protagonismo juvenil.

Bolsa Científica

Encabeçado pelas professoras do ensino médio do Raimundo Mendonça, Carla Andrade e Adriana Ferraz, o projeto ‘Nas ondas da rádio escolar' foi contemplado pelo Edital FAPITEC/SE/CNPq Nº 01/2015, e ganhou duas bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Junior (Pibic Jr).

"A proposta de construir uma rádio escolar no Estadual Raimundo Mendonça de Araujo é fruto também do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio e do Programa Ensino Médio Inovador, ambos aplicados no Colégio", explica Carla Andrade. Ainda de acordo com a professora Andrade, foi a partir desses dois artifícios de valorização do Ensino Médio que "os professores perceberam a necessidade de construir práticas pedagógicas que resgatassem os quatro eixos propostos pela LDB, que são ciência, cultura, trabalho e tecnologia", complementa a professora.

A rádio escolar Estação Raimundão é composta por 15 alunos do ensino médio e cinco professores do Colégio das áreas de linguagens, ciências humanas e ciências exatas, e conta com o apoio da Divisão de Tecnologia de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Dite/Seed), em parceria com Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Inovação (ITPI).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais