Colégios preparam festas para comemorar resultado do vestibular

Trios já estão estacionados na 13 de julho
Três escolas particulares da cidade já confirmaram suas festas de comemoração do resultado do vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no calçadão da 13 de Julho, a partir das 17h. O resultado deve sair nesta sexta-feira, 28, às 15h, emitido pela Coordenação do Concurso Vestibular (CCV), no Campus de São Cristóvão. A lista dos aprovados também poderá ser conferida aqui no Portal Infonet.

As escolas estão convocando os alunos para se reunirem nos prédios sede a partir das 15h, onde começam as festas. A partir das 17h, as caravanas começam a sair em direção ao calçadão da 13 de Julho, onde trios elétricos esperam pelos aprovados. “É o momento de a gente reunir os alunos para comemorar todo o ano de trabalho”,  fala Jairton Guimarães, o professor ‘Cobrinha’ do Colégio Ideal.

Algumas escolas já deixaram as faixas de alunos prontas, só esperando a confirmação da lista. O coordenador do vestibular do Colégio Amadeus, João Carlos Ramos, diz que ontem mesmo colocou algumas faixas de alunos “aprovados” pelas ruas da cidade. “Pela pontuação que os alunos fizeram nós temos certeza que a grande maioria passou. Por isso já colocamos algumas faixas, mas já arrancaram”, afirmou.

Ao todo, três trios elétricos farão a festa na avenida Beira Mar
Quem for aprovado no vestibular da UFS terá férias até o mês de abril, quando inicia o primeiro semestre letivo de 2008 na universidade. Já quem não conseguir a aprovação esse ano terá que retornar às atividades no próximo dia 21 de janeiro. “Nós fizemos todo o planejamento de aula cumprindo os 200 dias letivos exigidos pelo MEC, e já planejando um mês de férias no meio do ano”, relata o professor Serafim Gonçalves, coordenador do Master.

Preparação x resultado

Mesmo com a mudança do vestibular para o Processo Seletivo Seriado há 6 anos, as escolas têm mais demanda por alunos do chamado ‘geral’. “Os alunos do primeiro ano de Ensino Médio muitas vezes não se focam para o vestibular nessa fase, até por uma cultura familiar”, alega João Carlos.

E como sempre a pressão é mais naqueles que optam pelo curso de Medicina. Para os três coordenadores entrevistados a pressão sobre esses candidatos é derivada da grande concorrência e do nível de exigência do aluno. “Muitos pais ao procurar a escola perguntam quantos alunos foram aprovados em Medicina. Mas nós tentamos preparar os alunos para todos os cursos”, afirma Cobrinha.

Para os alunos que não passam, a mensagem do colégio é de que a aprovação pode vir no futuro. “É difícil manter o contato com os alunos que não passaram no dia do resultado. Mas posteriormente tentamos conversar e mostrar que pode ter sido somente um momento, e que ele conseguirá sucesso na próxima vez”, afirma Serafim.

As provas do vestibular 2009 da UFS já têm como data de início 7 de dezembro de 2008. Os coordenadores dos colégios afirmam que se reunirão com a CCV da UFS para discutir o conteúdo programático abordado pela Fundação Carlos Chagas, responsável pela prova.

Por Ben-hur Correia e Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais