Começa a disputa pelas 4.070 vagas na UFS

Candidatos no primeiro dia do Vestibular 2008
Nervosismo, apreensão, incentivo dos pais e professores e muito corre-corre para não perder a hora. Este foi o clima do primeiro dia do Vestibular 2008 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ocorrido na manhã deste domingo, 02. Mais de 37 mil candidatos disputam as 4.070 vagas oferecidas em 82 cursos.

Neste domingo ocorreram as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) do 1º ano, ou seja, um conjunto de provas de sete disciplinas com o conteúdo do 1º ano do ensino médio, que se encerraram ao meio dia. Segundo o coordenador do Concurso Vestibular, professor Manuel Leite Torres, o primeiro dia foi “muito tranqüilo”. “Até o momento não recebemos nenhuma ocorrência de violações das regras do concurso vestibular”, disse ele por volta das 10h40 de hoje.

O PSS 2008 ocorre ao mesmo tempo para os campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras. Os candidatos que optaram por cursos ofertados no campus de Itabaiana estão fazendo a prova no município.

O coordenador informou ainda que a grata surpresa este ano é participação dos alunos das escolas públicas, que segundo ele, no vestibular deste ano terá uma pequena maioria em relação aos estudantes oriundos das escolas particulares. “Nos últimos anos eles estiverem um estímulo maior”.

No campus da UFS, onde foram realizadas as provas para os candidatos as vagas dos dois cursos de maior concorrência do vestibular: Medicina com 19,5 candidatos por vaga; e Direito diurno, como 12,74, o clima foi tranqüilo onde pais e professores esperavam ansiosamente os alunos.

Acolhimento

Uma verdadeira ‘feira’ de tendas de escolas particulares foi montada em uma área da universidade. “É um trabalho de acolhimento. É saber do aluno como é que foi a prova”, contou o diretor de supervisão do ensino médio do Colégio Salesiano, Mário Jorge Cruz. “O tapinha nas costas na saída do aluno após a prova vale muito mais”, garantiu.

Tendas das escolas particulares
Uma aluna, supervisionada por Cruz, teve que ser amparada por pais e pelo próprio diretor, já que chegou a UFS e entrou na sala para fazer a prova chorando. A candidata disputa uma vaga para o curso de Medicina.

Uma boa novidade, apontada até mesmo pelos coordenadores de escolas particulares, foi a presença de professores da rede estadual de ensino dando incentivo aos seus alunos.

Orientação

Os professores têm orientado os alunos de que no caso de dúvida na resposta, o melhor é deixa-la em branco. “Se não tiver certeza da resposta deixa em branco”, orienta o professor Cruz. Ao errar uma questão, o candidato desperdiça um item certo.

Professor Mário Jorge Cruz
O Vestibular 2008 prossegue nesta segunda-feira, 03, com as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) do 2º ano. Os candidatos deverão chegar ao local da prova com uma hora de antecedência. As provas estão marcadas para iniciar às 8 horas.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais