Como saber se um diploma é reconhecido pelo MEC?

Consulta gratuita pode ser feito no site do MEC (foto ilustrativa: pixabay)

Em 2017, o professor Wemerson Nogueira, um dos finalistas do Global Teacher Prize e ganhador do Prêmio Educador Nota 10, foi acusado de falsificação de documento após ter apresentado um diploma falso em uma seleção de professores. Na ocasião, o mesmo alegou ter sido enganado pela faculdade responsável pela emissão do diploma. Entretanto, este não é um fato isolado. Milhares de pessoas acreditam que estão investindo em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e, no final, descobrem que seu diploma não é válido.

Levados pelo sonho de ingressar em uma graduação e sem muita condição financeira de arcar com as mensalidade de uma faculdade, jovens acabam buscando pelas “melhores” ofertas sem pesquisar as referências da instituição de ensino. E os riscos só aumentam na modalidade do ensino à distância, quando o aluno tem pouco contato com professores e instalações físicas da faculdade.

É importante ficar atento à instituição que oferta o curso, seja ele a distância ou presencial. Lembrando que o aval do MEC garante que o diploma terá valor em todo o território nacional. Além disso, é possível prestar qualquer concurso público que exija nível superior. Fique atento a alguns detalhes que podem ser facilitar sua análise sobre a credibilidade da instituição de ensino. Duvide de mensalidades muito abaixo do mercado e cursos com curta duração que prometem diploma.

A fonte mais confiável para verificar a veracidade do diploma é através do site e-Mec. A consulta é pública e gratuita. Basta acessar o endereço eletrônico: http://emec.mec.gov.br/, clicar na aba de “consulta avançada” e em seguida na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.

Fonte:  Agência Educa Mais Brasil

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais