Confira a programação da Semana de Mobilização Social Paulo Freire

A semana foi instituída pela Lei 7.708/2013 e os encontros serão transmitidos pelo canal do YouTube Educação Sergipe (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Gabinete do Secretário, realizará pelo segundo ano consecutivo, a Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação, conhecida como “Semana Paulo Freire”. As atividades que envolvem webnários, bate-papo online, lançamento de projetos, estudos guiados ocorrerão no período de 14 a 19 de setembro e envolverão os departamentos pedagógicos da Seduc, diretorias regionais e unidades escolares. A semana foi instituída pela Lei 7.708/2013 e os encontros serão transmitidos pelo canal do YouTube Educação Sergipe, além de material disponibilizado no Portal Estude em Casa.

No dia 14 de setembro, às 8h, o Departamento de Educação coordenará o lançamento do projeto “Paulo Freire, Vive! ”, no Portal Estude em Casa, contendo livros, filmes, áudios, documentários e outros materiais sobre a vida e obra de Paulo Freire. A programação do dia prossegue das 10h às 12h, com a palestra de abertura com o secretário de estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto e com a convidade Nilma Lino Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mediada por Mário Resende, coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete. O tema da primeira palestra será “Paulo Freire: educação e indignação”. A programação do dia encerrará com a live Boas Práticas na Rede com a participação da DRE 04 – Diretora Luiza Omena e escolas convidadas.

No dia 15, às 8h, no Portal Estude em Casa será postado no projeto “Paulo Freire, VIVE!” vídeos e podcasts produzidos pelos estudantes, professores e demais educadores de Sergipe. Das 10h às 12h, será a vez das professoras Inez Helena Muniz Garcia (Universidade Federal Fluminense) e Eliane Aparecida Bacocina (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Salto), as quais falarão sobre o tema “Pensamento e ação de Paulo Freire como alfabetizador”. Esse encontro será mediado pela professora Luana Boamorte, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação. Às 15h, haverá um ato no jardim do Departamento de Educação DED-SEDUC, intitulado “A Sombra da Mangueira”, com declamações das Obras de Paulo Freire. Nesse mesmo dia, das 16h às 17h, haverá a palestra a ser ministrada pelas professoras Solange Assumpção (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e Mônica Lopes Folena de Araújo (Universidade Federal Rural de Pernambuco), sobre o tema “Alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas: o olhar de Paulo Freire”. Essa palestra será mediada por Jonas Matos Neto, coordenador do Fórum Estadual de Educação.

No dia 16 de setembro, às 8h, haverá o lançamento da parceria com a Árvore de Livros, disponibilizando 30 mil títulos para professores e estudantes das 3ª séries do Ensino Médio e etapas finais da Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio e Educação Profissional, disponível no Portal Estude em Casa. Das 16h às 17h, o encontro terá como tema “Educação e relações humanas: uma abordagem a partir de Paulo Freire”, palestra ministrada pelo professor Arthur Meucci (Universidade Federal de Viçosa) e mediada por Sidiney Menezes, coordenador da Editora Seduc. Ao final do dia, às 17h, ocorrerá o lançamento da Formação em Projeto de Vida, realizada em parceria com o Sebrae, para professores e coordenadores das escolas da Rede Estadual.

No dia 17 o projeto “Paulo Freire, Vive!” receberá mais vídeos e podcasts. A última palestra será realizada no dia 17, das 16h às 17h, com as professoras Ivanilde Apoluceno de Oliveira (Universidade do Estado do Pará) e Marília Gabriela de Menezes (Universidade Federal de Pernambuco), cujo tema a ser abordado será “Pensamento e ação de Paulo Freire no Brasil e no mundo”. O encontro terá como mediadora Sayonara Rodrigues, secretária executiva do Fórum Estadual de Educação. Às 17 inicia acolhimento musical com Val Santos, cantora e Licenciada em Arte e Educação, conto “ O Menino que Lia o Mundo”, com a professora Miriam Pereira de Jesus, Pedagoga e Educadora Popular Vinculada ao Mov. Sem Terra e palestra com a prof. Alizete dos Santos, do Colégio Estadual Milton Dortas.

Também no dia 17, das 11 às 12 h, a Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam/Seduc) promoverá um webnário com o tema “O diálogo cria a base para a colaboração”, ministrada por Zeza Weyne e mediada por Andrea Dantas, diretora da Ascam. O diálogo será alicerçado nas perguntas sugeridas pelas equipes pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação, fortalecendo ainda mais o regime de colaboração entre Estado e municípios.

No dia 18, mais uma vez o projeto “Paulo Freire, Vive!” socializará vídeos e podcasts produzidos pelos estudantes, professores e demais educadores de Sergipe. Às 17h, será lançado o Caderno de Concepções Filosóficas e Pedagógicas do Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar “Sergipe na Idade Certa – PROSIC”.

No dia 19, data em que o educador Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, nasceu, o secretário de estado da Educação, do esporte e da Cultura, Josué Modesto, participará de um encontro com todos os secretários de estado da Educação do Nordeste para lembrar e debater o patrono e professor Paulo Freire.

“Entre os dias 14 e 19 de setembro, a Assessoria Técnica do Gabinete convidou especialistas de universidades públicas e privadas de Sergipe e de outros estados do Brasil para contribuírem em um intenso diálogo sobre a obra de Paulo Freire e a realidade da nossa educação, por meio de webinários”, explicou Jonas Matos Neto, coordenador do Fórum Estadual de Educação e um dos organizadores do evento.

II Concurso Literário, revista Espie! e exposição

A Seduc, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), também promoverá ações durante a Semana Paulo Freire. Uma delas será o lançamento do II Concurso Literário da Rede Pública Estadual de Educação de Sergipe,visando a identificar, valorizar e dar visibilidade à produção literária dos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino. O tema desta segunda edição será “Bicentenário de Sergipe”.

Poderão se inscrever no Concurso Literário os estudantes do Ensino Médio e do Programa Pré-Universitário. As inscrições acontecerão de 14 de setembro a 30 de novembro de 2020 e serão realizadas, exclusivamente, em Formulário Eletrônico que será disponibilizado no Portal da Seduc.

Outras duas ações do Dase acontecerão também durante a Semana Paulo Freire. Uma delas será o lançamento da Revista Espie!, uma publicação virtual bimestral do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades / Dase) projetada para publicizar as práticas de professores que trabalham com criatividade. Esse número terá como tema “Educar em tempos de pandemia” e trará relatos de experiências de professoras e professores das diferentes regiões de Sergipe, que contam como adaptaram suas atividades e desenvolveram projetos neste período.

O Dase também realizará a Exposição AVIE! (Artes Visuais na Escola). O projeto tem como objetivo expor em galerias artísticas renomadas a produção em Artes Visuais dos alunos da Rede Pública Estadual de Educação de Sergipe. Nessa versão digital, os trabalhos selecionados serão expostos em uma galeria virtual, e o tema será o Bicentenário de Emancipação Política de Sergipe.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais