Confira as datas das principais Olimpíadas Estudantis

(Foto: divulgação)

As diversas olimpíadas estudantis realizadas todos os anos têm estimulado os jovens estudantes da rede pública de ensino de todo o Brasil a continuarem buscando o conhecimento, dentro e fora da sala de aula. Por conta da pandemia da Covid-19, este ano de 2020 será atípico, e algumas das olimpíadas serão realizadas online. Algumas estão com inscrições prorrogadas para que os estudantes possam ter mais oportunidade de participar; outras tiveram seus calendários alterados para que os eventos não fossem cancelados.

De acordo com o técnico da Seduc, Jorge Monteiro, do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades), vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, essas competições são de grande importância para os estudantes. “As olimpíadas científicas brasileiras, muito mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. De forma geral, as olimpíadas têm estimulado os jovens a descobrirem mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, o que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante”, afirmou.

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Teve as suas inscrições prorrogadas para o dia 31 de julho. Segundo a Comissão Organizadora, por conta da situação da pandemia no país, ainda não há como estabelecer uma data para o início da Olimpíada, mas fica previsto que a realização da prova online será mantida para este segundo semestre de 2020, e a cerimônia de premiação no início do ano de 2021. Alunos do 3ª ano do Ensino Médio que já tenham se formado no ano de 2021, mas que tenham participado da 12ª ONHB, serão convocados para a fase final em Campinas (SP), normalmente, caso sejam classificados. Informações gerais sobre a competição podem ser encontradas no site oficial: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/.

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA)

O prazo de inscrições prorrogado. A inscrição deverá ser feita no site https://olimpiada.fiocruz.br/ até as 23h59 (hora de Brasília) do dia 13 de dezembro. Já o prazo para remessa do material original, via correio, encerra-se dia 31 de dezembro. Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a OBSMA é um projeto educacional bienal, voltado para alunos da Educação Básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. A OBSMA tem como finalidade estimular ações, projetos e atividades educativas voltadas para os temas transversais Saúde e Meio Ambiente. Os professores são responsáveis pela inscrição dos trabalhos desenvolvidos por seus alunos. Os trabalhos inscritos podem contar com a participação de alunos de diferentes turmas e anos e de professores das diversas áreas e disciplinas escolares. A inscrição na 10ª edição deverá, porém, ser realizada por apenas um professor responsável. Os trabalhos devem ser desenvolvidos por alunos, matriculados regularmente nos anos de 2019 ou 2020.

Outras competições

Outra competição estudantil que permanece confirmada é a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2020). Mesmo com as dificuldades do período de isolamento social, o evento já conta com mais de 50 mil escolas inscritas em todo o Brasil, e quase 18 milhões de estudantes irão participar da 1ª fase. A data da prova ainda não está definida, mas a organização do evendo alterou o calendário para que todas as escolas, professores e estudantes possam participar em segurança. Mais informações podem ser conferidas no site http://www.obmep.org.br/.

Já a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) teve uma mudança: ficou acordado que as 2ª e 3ª etapas irão acontecer, mas não de forma online. Segundo a organização, a ideia é realizar essas etapas de forma presencial, assim que a situação no país se normalize. O objetivo principal é garantir que os alunos da Rede Pública não sejam prejudicados. Para estimular os alunos e os professores, uma série de atividades serão realizadas no site http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/ antes da Olimpíada. Dois alunos da rede estadual de Sergipe estão participando: Almir Vinicius Bispo do Nascimento (Colégio Estadual Emiliano Ribeiro, em São Domingos), e Diogo Eduardo Alves Martins (Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em  Aracaju).

 

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais