Confira o novo curso oferecido pela UFS – Engenharia de Materiais

O curso é diurno, tem carga horária de 3960 horas em 5 anos e oferece 50 vagas. O engenheiro de materiais é o profissional que detém os conhecimentos sobre matériasprimas, processamento, caracterização, estrutura, aplicação e desempenho de materiais. Sua atuação está na busca de composições químicas, tentando conciliar o teor e a pureza dos materiais em níveis próximos ao ideal. Isso depende de meios adequados de processamento de materiais utilizados pela indústria.

 

O profissional estuda diversos parâmetros de processamento (temperatura, tempo, velocidade de aquecimento e resfriamento, taxa de deformação, atmosfera, etc.), que são os principais responsáveis pela composição e microestrutura dos materiais e, conseqüentemente, de suas propriedades.

 

O conteúdo multidisciplinar do curso propicia que os avanços das pesquisas sejam aplicados em outras áreas da cadeia produtiva. A aplicação industrial desses conhecimentos envolve materiais estruturais (metais, vidros, fibras, têxteis), funcionais (estudos em nanotecnologia, supramoleculares), biofuncionais (bioengenharia, biomecânica, bioenergética) e recursos minerais (reciclagem, gestão de resíduos).

 

O campo de trabalho para a Engenharia de Materiais abarca empresas privadas e estatais, principalmente as vinculadas aos setores de pesquisa e desenvolvimento. Os engenheiros podem ser absorvidos em diversas áreas relacionadas com materiais no campo de Energia Nuclear, Eletro-eletrônica, Engenharia Biomédica, Indústrias de Transformação, Mecânica, Aeronáutica, etc.

 

Fonte: Portal da UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais