Confira o novo curso oferecido pela UFS – Museologia

O curso é noturno, tem carga horária de 2985 horas em 4 anos e oferece 50 vagas. O museólogo atua em museus, centros culturais, institutos de pesquisa, centros de documentação e informação, galerias de arte, arquivos, bibliotecas, universidades e escolas.

 

Pode ainda prestar serviços técnicos e de consultoria especializada em qualquer instituição vinculada (direta ou indiretamente) à proteção, documentação, conservação, pesquisa e difusão do patrimônio integral da Humanidade. Suas responsabilidades

 

incluem a salvaguarda, documentação, difusão e estudo analítico de acervos naturais e culturais; o planejamento, programação e realização de exposições; o desenvolvimento de programas educativos e culturais para museus etc.

 

O bacharel em Museologia deve estar preparado para enfrentar, com proficiência e criatividade, os problemas de sua prática profissional, especialmente aqueles que demandam intervenções em museus, centros de documentação ou informação, centros culturais, serviços ou redes de informação, assim como órgãos de gestão do patrimônio cultural. Deve desenvolver atividades profissionais autônomas de modo a orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e emitir laudos técnicos e pareceres. Espera-se, do profissional egresso, que ele esteja apto a compreender o Museu como fenômeno que se expressa sob diferentes formas, a partir dos sistemas de pensamento e códigos sociais.

 

O objetivo principal do curso de Museologia Bacharelado é formar profissionais que atuem no desenvolvimento dos processos de musealização em todas as instituições comprometidas com a preservação e a divulgação do patrimônio cultural.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais