Congresso de Psicologia abordará as mudanças constantes da sociedade

0
Congresso acontece de 27 a 29 de maio (Foto: divulgação)

Com a temática “Neurogestão: novos caminhos para a Psicologia em tempos de VUCA”, a Universidade Tiradentes, Unit, realizará o 20º Congresso de Psicologia de 27 a 29, no campus Farolândia. Tema central está relacionado ao momento atual que a sociedade vive, de instabilidade e mudanças que gera novos desafios para o profissional. O intuito do evento também é quebrar o paradigma sobre a atuação do psicólogo quanto suas múltiplas habilidades de atuação que não se restringe apenas ao consultório, mas a diversos campos da Psicologia.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Angélica Piovesan, a ideia do VUCA é abordar as possibilidades de superar os desafios que a profissão enfrenta. “Vamos mencionar como devem ser as medidas socioeducativas do psicólogo e articulações para esse mundo. Prepará-los para atuar nesse mercado e ser bem sucedido”, informa. “A rapidez com que as coisas surgem dificulta a previsão de cenários futuros da profissão, que antes era possível através de planejamentos. Hoje eles não surtem tanto efeito, os profissionais precisam lidar com essa inconstância e buscar conhecer essas modificações”, acrescenta a coordenadora.

Congresso de Psicologia

A cerimônia de abertura será realizada a partir das 18h30, no bloco D, auditório Padre Arnóbio, com a palestra “Neuropsicologia em tempos de VUCA” com a especialista Dirce Maria. Na programação constam atividades, palestras, apresentações culturais e minicursos. Para mais informações, acesse: www.unit.br/eventos.

Mundo VUCA

O termo surgiu na década de 90 no ambiente militar e significa volátil, incerto, complexo e ambíguo, para denominar o momento de transformações que a sociedade vive, onde exige esforço e dedicação dos profissionais para a tomada de decisões.

É volátil pela agilidade com que as coisas mudam; incerto por ninguém conseguir prever os resultados futuros; complexo porque os profissionais têm que correr riscos não calculados; e ambíguo por possuir várias interpretações que dificultam o processo de decisão.

Com informações da Unit

Comentários