Covid-19: rede particular registrou 296 casos em alunos e professores

Fenen/SE diz que todos os contágios aconteceram foram do ambiente escolar (Foto: Educa Mais Brasil)

A Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen/SE) realizou uma pesquisa para verificar a média de contágio da Covid-19, entre os alunos e professores das escolas particulares de Aracaju, com o retorno das aulas presenciais. O levantamento revelou que 296 pessoas testaram positivo e que os contágios aconteceram fora do ambiente escolar.

De acordo com a Fenen/SE, a pesquisa foi realizada entre os dias 18 de janeiro e 10 de março, em 35 escolas particulares da capital. Os resultados apontaram que 136 alunos testaram positivo para a doença, o que representa uma média de 4 alunos por escola; e 160 professores e funcionários testaram positivo para a Covid-19, média de 4,5 pessoas contaminadas por unidade de ensino.

Ainda segundo a Fenen/SE, a pesquisa aponta que há indícios de que a contaminação não tenha acontecido dentro das escolas. Os casos positivos entre alunos, professores e funcionários aconteceram fora das escolas, segundo relato dos familiares das vítimas da doença.

“Não se pode afirmar que os alunos e funcionários tenham sido infectados na escola, pois precisamos de outros dados, de uma rastreamento epidemiológico para chegar a essa conclusão. Quando os pais fizeram as testagens, eles informam que fizeram porque alguém da família tinha sido positivado. Por conta disso, o que temos percebido é que existe um indício de que a contaminação tenha acontecido de fora para dentro da escola. Não temos notificação de nenhum caso de alunos ou funcionários que fizeram o teste sem ter parentes positivados”, explica Renir Damasceno, presidente da Fenen/SE.

Aulas suspensas

As aulas presenciais da rede particular do ensino médio e fundamental maior estão suspensas até o dia 4 de abril. A medida foi anunciada na última quinta-feira, 11, pelo Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, dentro do pacote de ações para tentar reduzir a disseminação da Covid-19 em Sergipe.

Por Karla Pinheiro

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais