Covid-19: UFS suspende estágios da saúde de estudantes não imunizados

UFS estabelece critérios para que alunos permaneçam nos estágios na área de saúde (Schirlene Reis/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Portaria Nº 511/2021/GR, regulamentou a inserção de alunos de graduação em cenários de práticas de atenção à saúde frente à vacinação contra a covid-19. A medida foi adotada com o objetivo de preservar a vida e atender aos critérios de biossegurança.

Dessa forma, os estudantes matriculados nas áreas de saúde da universidade continuarão com os estágios presenciais quando já tiverem recebido a vacina contra a covid-19, observando a quantidade necessária de doses e também o período pós-vacina considerado indispensável para a imunização.

“A medida partiu da necessidade de ter uma normativa que oriente sobre a proteção para os alunos de graduação que estão em estágio final dos seus cursos com práticas na área da saúde. Houve um cuidado para determinar que esses estágios só sejam realizados a partir do momento que esses alunos estejam devidamente vacinados e sejam considerados imunizados para que possam manter contato com os pacientes no ambiente hospitalar”, afirma o pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard.

Nos campi de São Cristóvão e Aracaju, 56% dos alunos contemplados já receberam o imunizante, o que representa 207 estudantes vacinados. Segundo o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Adriano Antunes, o estudo mostra que a vacinação avançou e está adiantada.

“Nós temos que, de fato, nos preocupar para que estejam todos vacinados e continuem sua formação para que, mais na frente, esses profissionais não faltem. Em alguns cursos, a vacinação já está bem adiantada e esses números mostram que a vacinação avançou bastante. A publicação da portaria prevê que os alunos voltem com segurança, que é o principal papel da universidade”, destaca o professor.

Já no campus de Lagarto, a cobertura vacinal chega a 80%, com 142 alunos englobados. A secretária de Saúde do município, Polyana Ribeiro, explica que o bom resultado é fruto da parceria que envolve a universidade e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS).

“A cidade de Lagarto fez uma logística com a UFS e com o HUL e conseguimos avançar na vacinação dos residentes, preceptores e estagiários de vários cursos que atuam no Hospital Universitário de Lagarto. O município está avançado, essa parceria vem dando certo e estamos praticamente encerrando a vacinação para esse público”, afirma a secretária.

Sobre o curso de Odontologia, o diretor do campus de Lagarto, Makson Oliveira, esclarece que a UFS já possui a lista, mas a vacinação não foi iniciada porque esse grupo ainda não está atuando no estágio obrigatório. “O Departamento de Odontologia faz sua atividade de estágio obrigatório dentro do campus e, até o momento, essas atividades não estão permitidas. Apenas fora da universidade, por isso que o departamento não retomou a atividade de estágio obrigatório, mas, assim que possível, essas pessoas vão entrar na lista de vacinação”.

Coletiva de imprensa

Os dados foram apresentados ao público por meio de coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 26. A transmissão foi realizada ao vivo pelo canal da UFS no YouTube, como medida para evitar o contágio pelo coronavírus.

“Todos nós gostaríamos de voltar ao normal e é muito triste ver os nossos campi vazios, mas é mais triste ainda saber que nós perdemos vidas, como estamos perdendo todos os dias. Não vamos colaborar com isso e a Universidade Federal de Sergipe está preocupada em preservar e salvar vidas”, diz o pró-reitor Dilton.

“Reiteramos o compromisso da Secretaria de Saúde de São Cristóvão em vacinar os estagiários e já tínhamos incluído essa categoria em nosso plano de imunização. É importante para a gente receber em nossas unidades básicas e em nossos serviços de saúde esses estagiários que se somam nesse momento tão importante de enfrentamento à pandemia. Já recebemos algumas listas da UFS e vamos vacinar esses alunos ainda essa semana”, ressalta a representante da prefeitura de São Cristóvão, Maíra de Oliveira.

Também estiveram presentes os superintendentes do Hospital Universitário (HU-UFS), Angela Silva, e do Hospital Universitário de Lagarto, Manoel Cerqueira Neto.

Fonte: UFS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais