Crianças fazem caminhada contra o Trabalho Infantil

Crianças chegando ao externato com todo pique (Fotos: Portal Infonet)

“Criança não trabalha, criança não trabalha, criança não trabalha”. Esse foi o coro entoado por cerca de 50 crianças das 110 assistidas pelo Externato São Francisco de Assis em Aracaju, ao participarem de uma caminhada contra o Trabalho Infantil.
Os pequenos usando bonés e segurando cartazes até objetos de trabalho, fizeram um verdadeiro apitaço pela Av. Edézio Vieira de Melo, percorrendo todo o quarteirão até retornar à sede do externato no bairro Suissa.

De acordo com a coordenadora do Externato São Francisco de Assis, a irmã Conceição de Lima, a caminhada desta terça-feira, 9 aconteceu por conta do Dia do Trabalho Infantil, em 12 de Junho. “Estamos fazendo essa caminhada contra o Trabalho Infantil, pensando em educar melhor todas as pessoas. A gente tem que conscientizar mais as pessoas de que não devem ser crianças para trabalhar, mas cada vez mais crescer na área de Educação. O adulto precisa respeitar as crianças”, entende.

Exploração

Irmã Conceição Lima: "Precisamos educar melhor todas as pessoas"

Ela lembrou que a exploração do trabalho infantil está presente em vários ambientes sejam públicos ou privados. “Pode estar presente tanto nas residências, quanto em ambientes externos e é bom lembrar que quando a criança realiza trabalhos domésticos e não consegue fazer atividades importantes como ir à escola, brincar, participar de atividades culturais, por conta do excesso de afazeres, se caracteriza trabalho infantil sim”, alerta.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem em Domicílio (PNAD) de 2011, mostram que 250 mil crianças realizam trabalho doméstico no Brasil. Dessas, cerca de 94% são meninas [67 mil na faixa de 10 a 14 anos e 190 mil na faixa de 15 a 17 anos].

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais