Curso Pré-Universitário Seduc tem aumento da matrícula em 18,03%

Além da gratuidade, do material didático, dos professores, os índices de aprovação em universidades e fortalecimento das aulas remotas são alguns dos motivos pelos quais houve o crescimento na procura pelo curso preparatório. (Foto: Ascom/Seduc)

Consolidado como um dos melhores cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado, o programa Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Preuni/Seduc), registrou aumento significativo na matrícula de 2021. Em 2020, foram 4.613 alunos matriculados; este ano, 5.445 vagas foram ofertadas e preenchidas por meio de sorteio público eletrônico, um aumento de 18,03%. Além da gratuidade, os índices de aprovação em universidades e fortalecimento das aulas remotas são alguns dos motivos pelos quais houve o crescimento na procura pelo curso preparatório.

O programa tem por objetivo promover a melhoria das condições de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino médio da rede pública estadual, bem como daqueles egressos das escolas públicas, garantindo os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades. No sentido de dar continuidade às aulas interrompidas pela pandemia, a equipe do Preuni se debruçou na elaboração e oferta de aulas remotas com plantões no YouTube, disponibilização de simulados online, Revisões Geral e Final, com transmissão pela TV Alese, além de uma série de ações para integrar os alunos no ambiente virtual, a exemplo de lives no Instagram e a disponibilização do Planejamento Semanal de Estudos.

Para a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Eliane Passos, o aumento na matrícula 2021 decorre, principalmente, do sucesso do programa, “demonstrado nos resultados obtidos pelos participantes, da qualidade da metodologia adotada pelos profissionais envolvidos, face às demandas impostas pela pandemia e por toda a l ogística disponibilizada, que acaba sendo atrativo”, declarou. Atualmente, o curso preparatório conta com 44 polos distribuídos em 29 municípios sergipanos.

Ao longo de 20 anos o Preuni vem crescendo de forma quantitativa e qualitativa, como explica a coordenadora geral do programa, professora Gisele Pádua. “Em 2021, tivemos o pedido de inclusão de mais três municípios, e passamos de 42 para 44 polos. A nossa demanda no polo de Itabaiana também é muito grande e a gente avaliou como positiva a ampliação de vagas nesse polo. A nossa maior motivação é atender aos estudantes concluintes e egressos com uma equipe de professores preparada para trabalhar com o Enem. Além das 5.445 vagas físicas, estamos atendendo estudantes que não conseguiram ser contemplados. Ao longo dessas primeiras semanas, o número de visualizações já ultrapassa os 40 mil”, informou.

Segundo o coordenador do Preuni Itabaiana, professor Cleidinaldo de Jesus Cunha, por se tratar de um programa exitoso, sendo recorrente a cada ano o número crescente de aprovações em instituições públicas e particulares, surgiu a necessidade da ampliação do número de matrículas. “Até 2020 tínhamos 400 vagas que eram oferecidas para atender uma comunidade ampla. Para 2021, ampliamos e passamos a oferecer 500 vagas, distribuídas em seis turmas, sendo duas turmas no turno vespertino e quatro turmas no turno noturno. Isto foi possível dado o sucesso do programa e a política de valorização do Governo de Sergipe das escolas públicas, incluindo nestas ações, a ampliação das matrículas”, concluiu.

Fonte: Ascom/SEDUC

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais