Curso tecnológico de Hotelaria visa qualificar profissionais sergipanos

0

Foto: Márcio Dantas
O mercado hoteleiro em Sergipe cresce a cada dia e, com isso, há uma grande necessidade de mão-de-obra qualificada no setor. Para atender a nova demanda do mercado, será implantado no segundo semestre de 2008 o curso de Gestão em Hotelaria, sob a coordenação do professor Mateus Tuzzo.

Para falar sobre a profissão e o mercado de trabalho em Sergipe, o Portal Infonet entrevistou o professor e procurou esclarecer as maiores dúvidas para quem quer seguir a carreira. Confira.

Curso

 O curso Tecnológico em Hotelaria será implantado na Universidade Tiradentes a partir do segundo semestre de 2008 e terá duração de dois anos. Mateus explica que, ao contrário dos cursos de graduação, os cursos tecnológicos têm o objetivo de colocar o aluno imediatamente no mercado. “A sociedade confunde muito os objetivos das duas formações. A formação dos cursos tecnológicos é mais prática que teórica e mais condizente com o mercado. As pessoas são preparadas para a entrada imediata no mercado”, conta Mateus.

Ele explica ainda que o curso é bastante amplo e atinge várias demandas no setor de gestão em hotelaria. “Quando se fala em hotelaria, refere-se ao serviço de gestão e, ao contrário do que muitos imaginam, isso não está ligado apenas em receber pessoas em hotéis, mas na dirigência como um todo. É um trabalho amplo e muito promissor em

Mateus fala sobre curso de Hotelaria em Sergipe

Sergipe”.

Profissão

Devido ao mercado ainda incipiente no Estado, o gestor em Hotelaria pode atuar em vários setores do ramo sem se preocupar com crises no mercado. “Não há mercado defasado nessa profissão, já que é um ramo muito novo no Estado. Além disso, é uma realidade triste, mas é preciso dizer que não há uma qualificação adequada de profissionais no Estado. Com a implantação do curso, essa realidade vai mudar e passaremos a ter um mercado muito qualificado”, diz.

Segundo Tuzzo, a grande dificuldade da profissão é o preconceito da sociedade. “Muitos ainda a associam ao atendimento direto de hotel quando, na verdade, o profissional tem uma atividade muito mais ampla. A sociedade sergipana ainda pensa dessa forma porque o mercado é bastante novo, mas, em outras regiões, o curso é bastante valorizado e reconhecido”, completa.

Estudos

Segundo Mateus Tuzzo, o curso Tecnológico em Hotelaria tem uma grade curricular bastante ampla, atingindo diversas necessidades do ramo. “O gestor em hotelaria deve conhecer um pouco de tudo para que atenda claramente às necessidades atuais do mercado”, diz.

Ele explica que as matérias básicas para formação do profissional são: Governança, Recepção e reservas, Inglês comercial, Higiene e segurança, Laboratório de cozinha, Sala e bar. “É preciso ressaltar aqui que o curso é voltado diretamente para o mercado de trabalho. A preparação do curso tecnológico é para o mercado imediato e não para a academia”, diz Tuzzo.

Mercado

Mateus explica que a rede hoteleira em Sergipe cresce a cada dia, o que contribui para a necessidade de profissionais qualificados na área. “Temos vários hotéis em Sergipe e a tendência é que o porte desses locais aumente. Com isso, posso afirmar que o mercado em nosso estado será bastante promissor para aqueles que se dedicarem à profissão”, explica.

Ele diz ainda que o salário de um gestor em Hotelaria varia de acordo com o local de trabalho. “Em cidades pequenas, onde o turismo ainda é recente, um gestor ganha R$ 800 em média. Já nos grandes centros urbanos, tais como São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, a depender do Hotel, o gestor pode ganhar até R$ 30 mil. É um mercado em constante crescimento no Brasil e promete dar muito certo”, completa.

Conselho

Para aqueles que querem trabalhar na área de Hotelaria, Mateus Tuzzo dá o seguinte conselho: “As pessoas devem estar sempre informadas e ter o prazer em servir ao próximo, tanto de forma pessoal como profissional. Esse talvez seja o maior segredo de um grande profissional”, diz Mateus.

Por Jéssica Vieira e Gabriela Amorim

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais