Cursos à distância também são opção para vestibulandos

Passar em um concurso vestibular é a primeira etapa rumo à rotina acadêmica de matrículas, acompanhamento de aulas e avaliações até a aguardada formatura. Ser um estudante universitário significa, basicamente, dispôr de tempo e condições para freqüentar a universidade e realizar todas essas obrigações.

 

Porém, não são todos que podem freqüentar as aulas todos os dias. O principal empecilho para fazer um curso universitário, para alguns, é a distância até os centros de ensino. Para esses candidatos que moram longe das instituições, a opção são os cursos de educação à distância.

 

Roberto Lima Junior
“A educação à distância não é uma metodologia, é uma modalidade de ensino. A diferença dela para um curso presencial é que ela utiliza os meios de comunicação para nos comunicarmos com os alunos à distância”, explica o gerente do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Tiradentes (Nead/Unit) e professor da instituição Roberto Lima Junior.

 

Funcionamento

 

Segundo Roberto, a educação à distância é, na verdade, semi-presencial. Os alunos só precisam participar de uma aula nos pólos durante a semana, geralmente aos sábados, para receber as indicações de estudo dos professores (denominados ‘tutores’), tirar as dúvidas e fazer avaliações.

 

O conteúdo das disciplinas, indicado pelos tutores, é estudado pelo aluno em casa. “Dentro da educação à distância o aluno faz a carga horária, o gerenciamento do estudo, para que esse aluno se torne um autodidata. Essa é a filosofia da educação à distância”, conta o gerente.

 

Fora as aulas, os alunos possuem tutores disponíveis para tirar dúvidas nos próprios pólos e no campus, bem como suporte de dúvidas e material de estudo via telefone, fax, correio ou internet. “A educação semi-presencial vai poder chegar até o jovem que não mora perto dos centros”, relata o diretor do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Sergipe (Cesad/UFS) Ricardo Lacerda.

 

Cursos

 

Em Sergipe, destacam-se os cursos à distância da Unit, com 920 vagas ao total e em funcionamento desde 2004, e os da UFS, cuja previsão de início é para 2007 com 1.500 vagas.

 

A Unit oferece licenciaturas em Filosofia, Geografia, História, Letras Português, Matemática e Sociologia, bem como graduação tecnológica em Gestão da Tecnologia da Informação. Esses cursos irão funcionar nas cidades de Aracaju, Carira, Carmópolis, Estância, Frei Paulo, Itabaiana, Neópolis, Propriá, Ribeirópolis e Tobias Barreto, em Sergipe, e no município de Sítio do Quinto, na Bahia.

 

Já a UFS vai oferecer as licenciaturas em Matemática, Letras Português, História, Geografia, Química, Ciências Biológicas e Física em Arauá, Areia Branca, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Poço Verde, Porto da Folha e São Domingos. De acordo com Ricardo, a previsão para a realização do primeiros vestibular é para abril deste ano.

 

Por Herbert Aragão e Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais