Cursos de Engenharia e Agroecologia são bem avaliados

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

No final do mês de maio, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) recebeu a visita de duas comissões do Ministério da Educação (MEC) para avaliar os cursos de bacharelado em Engenharia Civil, do Campus Aracaju, e do curso de Tecnologia em Agroecologia, do Campus São Cristóvão. Após a realização da avaliação, os referidos cursos receberam os conceitos 4 (muito bom) e 3 (bom), respectivamente, em uma escala que vai de 1 a 5.

Os resultados obtidos, segundo o professor Ailton, é fruto de um trabalho coletivo de todos os membros da comunidade acadêmica. “Estão de parabéns os professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Agroecologia, além de gestores e técnicos, por essa avaliação tão positiva para o instituto”, diz.

O reitor lembra também que muitos esforços estão sendo feitos no sentido de ampliar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no IFS, assim como de abrir novas possibilidades nas áreas de pesquisa e extensão. “Ampliamos o acervo da biblioteca e implantamos um moderno sistema de empréstimo de livros. Equipamos os laboratórios com o que há de mais moderno em cada área do conhecimento, adquirimos veículos que facilitam a realização de atividades externas, como microestágios e visitas técnicas, contratamos inúmeros servidores concursados, entre docentes e técnicos, e estamos com um projeto amplo e inovador de reforma da Reitoria e Campus Aracaju”, conta.

Segundo o pró-reitor de Ensino, Adelmo Menezes, esta última avaliação completa o ciclo dos cursos do IFS aptos ao reconhecimento pelo MEC. “Desse modo, todos os cursos de graduação com carga horária integralizada entre 50 e 75% já passaram pelo processo de avaliação externa e foram devidamente reconhecidos, o que resultou num Indíce Geral de Curso 3, numa escala que vai até 5. Estes indicadores demonstram que, não obstante o IFS ofereça cursos de graduação há menos de uma década, já o faz com inequívoca qualidade”, afirma.

Visitas

As visitas que compuseram o processo de reconhecimento dos cursos foram realizadas pelos avaliadores Shane Goulart, André Raeli, Alan Oliveira e Paulo Wanderley. Na ocasião, a equipe do MEC avaliou, nos referidos cursos, as dimensões Organização Didático-pedagógica; Corpo docente e tutorial; e Infraestrutura.

O curso de Engenharia Civil obteve notas 4.2 na dimensão Organização Didático-pedagógica, 4.0 em relação a Corpo docente e tutorial, e 3.9 em Infraestrutura. Como resultado, o curso obteve conceito final 4, apresentando um perfil muito bom de qualidade.

Já o curso de Agroecologia obteve notas 3.1 na dimensão Organização Didático-pedagógica, 3.8 em relação a Corpo docente e tutorial, e 2.4 em Infraestrutura. Como resultado, o curso obteve conceito final 3, apresentando um perfil bom de qualidade.

Fonte: Ascom IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais