Debate entre chapas dá início a consulta pública para reitoria da UFS

Um debate ocorrido na manhã desta terça-feira, 3, no Hospital Universitário (HU) marcou o início do processo eleitoral para escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O encontro foi promovido pela comissão eleitoral composta pelas entidades representativas Adufs, Sintufs, DCE, AAU e ASAP e contou com a presença das quatro chapas que disputam os cargos na universidade.

De acordo com o representante da Comissão Eleitoral, Fábio Farias, o debate representa uma forma de diálogo com a população acadêmica presente nos Campi e no HU. O evento se concentra em seis blocos de perguntas, as quais envolvem perguntas da mesa formada pela comissão eleitoral, dos candidatos entre si e do público.

O debate ocorre em todos os Campi do estado. (Foto: Sintufs)

Ele explica também que o modelo de consulta pública permanece sendo defendido como a forma mais democrática de escolha dos reitores e que os acadêmicos e servidores permanecem aguardando a anulação dos efeitos da Medida Provisória 914 que propõe um novo modelo de eleição com mudanças nas regras eleitorais. “Atualmente ainda há uma paridade entre todas as categorias [técnicos, alunos, professores e aposentados] e uma demonstração da vontade popular”, destacou o representante Fábio Farias.

Foram inscritas quatro chapas, as quais foram registradas das seguintes maneiras: Chapa 1 “Uma UFS Diferente: Gestão Integrada com Tecnologia” (David Soares e Lucas Gonçalves); Chapa 2 “Renasce UFS: Plural, Segura e de Qualidade” (Denise Leal e José Aderval); Chapa 3 “Universidade Necessária com Autonomia e Participação” (Vera Núbia e Silvana Bretas) e Chapa 4 “Por uma UFS inovadora, Democrática e mais Humana” (André Maurício e Rozana Rivas).

Este é o terceiro debate entre as chapas que disputam a reitoria, haja vista que, anteriormente, os Campi de Laranjeiras e Itabaiana já haviam sediado outros encontros. Após o HU, a sequência de debates ocorrerá nos Campi de Nossa Senhora da Glória, São Cristóvão e Lagarto.

Após o encerramento dos debates, a votação da Consulta Pública para a Reitoria e Vice da UFS será realizada nos dias 19 e 20 desse mês, em todos os campi e polos da universidade. O resultado será divulgado no dia 21.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais