Divisão de Tecnologia da Seed promovem Oficina

(Foto: Ascom)

As inserções do computador e de outras mídias em atividades educativas implicam no uso de novas linguagens na aprendizagem e no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas salas de aula. Pensando nisso e com o objetivo de fomentar nos alunos e professores a utilização desses recursos, a divisão de Tecnologia de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Dite/Seed) iniciou na última terça-feira, 25, a Oficina de Produção Audiovisual – Criando e Recriando Possibilidades.

Direcionada para educadores e educandos da Rede Estadual de Ensino de Sergipe e com 40h de carga horária, a Oficina está sendo realizada sob a orientação das técnicas pedagógicas Izabel Maria Santos e Simone Amado Reis, na Escola Estadual Maria das Graças Moura, em Itabi, e encerra nesta sexta-feira, 28. No primeiro dia da Oficina foi proferida uma palestra com Maurício da Silva – gestor da Empresa 3Rs Reciclagem, para a comunidade escolar e sociedade local. A preocupação ambiental foi o tema da palestra, que abordou a conscientização do descarte correto desse lixo e os impactos ambientais que geram na natureza.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia 7 (NTE'07) José Resende, que funciona na DRE'7 em Gararu, explicou para os alunos como utilizar recursos disponíveis em apresentações no Power Point e, como inserir som, vídeo, imagens e edição de vídeo com os recursos do Programa Windows Movie Maker. Segundo o coordenador do NTE'07 José Resende, "auxiliar nos trabalhos curriculares, criando condições de incentivo à produção cultural e educacional, de forma colaborativa é uma das nossas metas", disse ele.

O coordenador geral da DITE, divisão vinculada ao departamento de Educação, Paulo Siqueira, informou que a proposta é ampliar a oferta das Oficinas nas demais unidades escolares estaduais. Ele também apontou que posteriormente será feita a sugestão de um mutirão para coleta de lixo tecnológico, com pontos apropriados de e terá continuidade do projeto em outras cidades. "Na ocasião serão exibidos vídeos sobre Metareciclagem, e será aberto espaço para questionamentos e sugestões por parte dos participantes", salientou Siqueira.

As técnicas pedagógicas Simone Amado e Izabel Santos, abordaram na Oficina técnicas de fotografia, de filmagem, de animações e ficção, documentários, relação som/imagens e textos publicitários. A atividade prática da oficina é a criação de pequenos vídeos publicitários para serem apresentados no último dia da Oficina.

Segundo a diretora da escola, Graça Albuquerque, "essa oficina auxiliará o projeto desenvolvido por professores e alunos cujo tema é Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis", finalizou a diretora.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais