Domingo de correria e tensão para não perder o PSS da UFS

Faixas por toda parte incentivam sucesso dos vestibulandos
Este foi um domingo atípico para muita gente. Acordar cedo, se alimentar bem, correr para pegar um táxi, ou ônibus, e preparar a bolsa com lápis, caneta, borracha e o principal: o cartão de identificação do vestibular da Universidade Federal de Sergipe. Nas ruas, por volta das 7h30, a movimentação de carros e pessoas nas imediações dos locais de provas era intensa, tudo para não perder o hora.

Os portões foram fechados pontualmente às 8h e então deu início a maratona de provas, que prossegue até quarta-feira, para selecionar os 4070 candidatos que preencherão as vagas oferecidas pela única universidade pública do Estado. Participam dessa primeira avaliação do PSS da UFS cerca de 25
Ulisses e Diogo tentam mais uma vitória
mil estudantes, dos quais aproximadamente 8 mil estão cursando o 1° ano e fazem aprova pela primeira vez.

Mesmo quem já tem vaga garantida em outra instituição não deixou de comparecer às provas de hoje, como é o caso dos estudantes Ulisses Amon e Diogo Marques que prestaram vestibular na Universidade do Vale do São Francisco e passaram para o curso de Medicina. “A gente faz a prova, se passar a família decide onde vamos ficar”, declara Diogo, que junto com seu amigo Ulisses tentam uma vaga na UFS para o curso de Medicina pela quarta vez. Para ele, o fato de ter passado em outro concurso concorrido não diz nada. “É como um jogo. Cada partida é diferente. Mas o que acontece é eu a gente fica mais tranqüilo”, explica.
Presença dos professores tranquiliza

Essa tranqüilidade é o que desejam pais e professores a todos os filhos e alunos que serão avaliados. Pensando em aliviar a tensão típica do primeiro dia de prova, escolas e cursinhos montam tendas de apoio em alguns locais específicos, como no campus da UFS, que recebe três mil estudantes que tentam uma vaga para os cursos de Direito e Medicina, os mais concorridos. 

Segundo o professor Bareta, esse apoio é fundamental. “Só o fato de estar aqui já ajuda os alunos. Muitos deles se sentem mais tranqüilos só por conversar com a gente”. Alguns colégios ofereceram café da manhã e massagem para pais e alunos. A
Escolas oferecem massagem para pais e candidatos 
massoterapeuta Thiara Kelly, conta que o relaxamento pode ajudar nesse momento de tensão, “quando aplicamos a massagem sempre percebemos que eles estão com o trapézio (músculo do pescoço) tensionado, o que é sinal de muito stress”, e revela: “ tem pais que ficam mais nervosos que os filhos”.

Início

Até o início da prova equipe da Coordenação do Concurso Vestibular, comandada pelo professo Manoel Leite, teve algum trabalho na identificação de candidatos que esqueceram ou perderam o cartão de identificação e não sabiam qual seria seu
Tensão compartilhada
local de prova. “Esses casos acontecem mais no primeiro dia, depois é mais tranqüilo”, explica Manoel.

A perda do cartão e principalmente o atraso pode deixar candidatos de fora da disputa, depois das 8h foi identificado apenas um caso de um estudante que chegou atrasado no Colégio Arquidiocesano, e não pode entrar para fazer a prova. O coordenador alerta para o fato de que “O horário de chegada do candidato é 7h. A gente dá uma tolerância até as 8h, mas depois disso não tem como entrar”.

Até um hora após o inicio das provas nenhum irregularidade foi detectada. Para evitar qualquer transtorno trabalham na
Expectativa minutos antes de inciar a prova
fiscalização a Polícia Federal, para identificar algum tipo de fraude, e no campus da UFS ajudam a manter a ordem cerca de trinta vigilantes. “Nosos trabalho é fazer o controle do trânsito e, dentro da universidade, a gente avacua a área próxima das salas para evitar o barulho. Nosso objetivo é garantir a segurança do evento”, explica o chefe da vigilância da UFS, Lindomar Silva.

A prova dessa primeira etapa do concurso vestibular da UFS, e das demais, prossegue até as 12h, quando todas os cadernos de questões devem ser entregues aos ficais. Os gabaritos devem ser divulgados às 14h, e poderá ser conferido aqui no Portal Infonet.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais