Empresa esclarece fornecimento de merenda em Aracaju

Empresa diz que Semed fiscaliza o fornecimento da merenda escolar (Foto: Antônio Cruz)

A empresa VBX Refeições Coletivas, responsável pelo fornecimento da merenda escolar na capital sergipana, emitiu nota com esclarecimentos à respeito do serviço. É que na última quinta-feira, 25, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) estabeleceu o prazo de 30 dias para que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promova a efetiva fiscalização, através de servidores municipais, das quantidades contidas nos pratos servidos aos alunos da rede municipal.

Confira a nota na íntegra:

"A imprensa sergipana divulga, desde ontem, posicionamento de membros do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, afirmando que o preço pago pela merenda escolar no município de Aracaju seria alto. Também foi dito que a própria empresa contratada para prestar o serviço realiza a fiscalização.

Tendo em vista essas informações, divulgadas de forma imprecisa e incompletas, a VBX REFEIÇÕE COLETIVAS, empresa responsável pelo fornecimento da merenda escolar na capital sergipana, vem apresentar os seguintes esclarecimentos:

1 – São os diretores das escolas municipais que solicitam o quantitativo diário de merenda a ser servida aos alunos. Após o fornecimento da alimentação, um relatório (também diário) é assinado pelo diretor de cada escola, para o controle da Secretaria. As notas fiscais são emitidas somente de acordo com estes relatórios, que são anexados para controle e aprovação do financeiro da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), que finalmente autoriza o pagamento. OU SEJA, NÃO É A EMPRESA QUE FISCALIZA O SEU PRÓPRIO SERVIÇO.

2 – A coordenação e fiscalização da alimentação escolar é permanente e de total responsabilidade da SEMED, que mantém uma equipe de nutricionistas exclusivamente preparadas para a tarefa.

3 – Os preços estão plenamente dentro dos valores de mercado. Mas há de se considerar que em Aracaju, ao contrário do que acontece em outros municípios, a Secretaria de Educação não compra gêneros alimentícios. Por exemplo, não há compra de carne, frango, ou arroz. O contrato com a VBX REFEIÇÕES COLETIVAS é para fornecer a refeição já pronta. A refeição é preparada na cozinha das escolas, com mão de obra 100% de funcionários da VBX.

4- Não cabe, então, comparar nossos preços com o praticado em municípios onde as prefeituras compram alimentos para serem preparados. Há de ser considerado que o preço em Aracaju engloba todos os serviços pertinentes à logística, pré-preparo, preparo e distribuição da merenda, com a qualidade rigorosamente exigida pela SEMED e fornecida pela VBX REFEIÇÕES COLETIVAS, de acordo com o que está estabelecido em contrato.

5- É totalmente incompatível tentar comparar o descaso visto em alguns municípios com a merenda de Aracaju, onde são servidos alimentos de qualidade, preparados por uma equipe treinada, que trabalha fardada e sob os mais rígidos padrões de higiene, supervisionados por nutricionistas – e seguindo padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação.

6 – A VBX REFEIÇÕES COLETIVAS irá prestar todos os esclarecimentos ao Tribunal de Contas e está à disposição para quaisquer informações. Sugerimos ainda, que a qualquer dia, a qualquer hora, as autoridades possam verificar nas escolas que trabalhamos, a qualidade da merenda escolar que vem sendo servida. Qualquer cidadão que quiser acompanhar nosso cardápio, pode fazê-lo também através do Facebook, onde nós registramos sempre os alimentos que estão sendo servidos".

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais