Enem: alunos da rede estadual fizeram de 800 a 980 pontos na redação

Só no programa Preuni Seduc, 31 alunos obtiveram notas 960 e 980 (Foto: Educa Mais Brasil)

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas nesta terça-feira, 30, e os estudantes deram o primeiro passo a caminho do Ensino Superior. Calcular a média e conhecer a nota da redação é um momento importante para testar as chances mediante as milhares de universidades pelo país. Em meio a uma pandemia, estudar não foi tarefa fácil. Cuidar de si e do outro também não.

Para alguns alunos da Rede Pública Estadual de Educação, a rotina escolar foi modificada e a adaptação, inevitável. Com aulas remotas, eles se prepararam para a prova e alcançaram êxito. Segundo dados preliminares do Serviço de Ensino Médio da Seduc e do Programa Pré-Universitário, já contabilizam mais de 500 alunos da rede estadual que obtiveram de 800 a 980 pontos na Redação, dentro os quais 21 estudantes do Preuni Seduc obtiveram nota 960, e outros 10, 980. Para Gisele Pádua, coordenadora do Preuni, os resultados atingidos estão em um contexto atípico e também tendem a crescer à medida em que as informações vão sendo contabilizadas. “Estou muito feliz e vejo como superpositivos os resultados diante do contexto que vivenciamos em 2020. Cada nota está sendo comemorada com muita emoção. Foi um esforço extraordinário de estudantes e professores”, disse.

Além do Pré-Universitário, programas e projetos desenvolvidos pela Seduc, como o Portal Estude em Casa, que viabiliza simulados, videoaulas, podcasts, arquivos e outras ferramentas, os estudantes tiveram à disposição uma comunidade escolar online para oferecer o direito fundamental da educação.

Segunda vez, nota 980

Alunos conquistam boas notas na Redação e ficam próximos do acesso ao ensino superior (Foto: Ascom/Seduc)

Iris Valentim, que estudou no Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, localizado no município de Umbaúba, na região Sul sergipana, diz sentir orgulho de ser estudante de escola pública, pois o ensinamento e o apoio recebidos durante a trajetória escolar foram importantes para que essa estudante alcançar seus objetivos.

Pela segunda vez, Iris obtém nota 980 na redação, bem próxima da nota máxima do Enem, que é 1000 pontos, e ela direciona os agradecimentos, em especial, para a professora Rosana Cardoso. “Ela foi essencial para essas conquistas. É a segunda vez que tiro 980 na redação do Enem. Tenho muito orgulho de dizer que esse é o resultado de muita dedicação e incentivo. São tempos difíceis, e a EaD não é nada fácil, mas a gente pode contar com profissionais maravilhosos que nos apóiam e tornam essas vitórias cada vez mais frequentes”, disse a garota.

Em Lagarto, região Centro-Sul de Sergipe, os estudantes Edvaldo Menezes de Carvalho Filho e Pedro Henrique da Silva Rodrigues obtiveram notas 920 e 980, respectivamente, na redação. Edvaldo pretende cursar Medicina. Este ano ele alcançou média 742 e terá que avaliar em qual universidade se inscrever. Em meio a muitas mudanças impostas pela pandemia, ele estabeleceu uma rotina e criou estratégias com o apoio de professores. Ele tentou o curso de Medicina por três anos e conseguiu ajuda por meio do Pré-Universitário.

“Sempre fui aluno de escola pública. O diferencial para mim foi porque eu fazia as redações, enviava e recebia corrigida. Eu participava também das oficinas de redação, as quais me davam um repertório cultural muito bom. E também realizava a prática de simulados”, confidencia o estudante Edvaldo.

O jovem Pedro Henrique tem dúvidas entre os cursos de Fisioterapia e Odontologia. Com nota 980, é concluinte do Centro de Excelência Abelardo Romero Dantas, e foi com as aulas da unidade no período da tarde e com as noites reservadas para o Enem que Pedro criou um planejamento de estudo e comemora o feito. Para tal, a dedicação com a escrita requer mais exigência. “Em relação à correção das redações não presenciais eu achei bem legal, pois eu mandava e dependendo do professor, vinha comentada. No presencial, quando já estava perto do Enem, as aulas foram bem direcionadas com as dicas e eu gostei”, disse o estudante.

Fonte: Ascom/Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais