Enem: Aprovado em medicina aos 14 anos, Victor dá dicas

(Foto: Eugênio Barreto/Seed)

Neste final de semana será realizada a edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para auxiliar parte dos estudantes sergipanos que vão fazer a prova, o Portal Infonet vem trazendo ao longo da semana um conteúdo para auxiliar os estudantes nos últimos dias pré-prova. Desta vez, as dicas são de José Victor Menezes Teles. O garoto de 14 anos fez história quando ingressou no curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com a pontuação conquistada na edição de 2014 do Enem [média geral de 751.16].

Durante a entrevista, Victor falou sobre toda sua fase de preparação para o Enem, no entanto, como os estudantes estão a poucos dias da prova, deixou dicas que na sua visão foram determinantes para a boa nota conquistada. “Nesses últimos dias eu digo que a melhor forma de se preparar é treinar questões dos anos anteriores, umas 20 por dia”, conta. “É importante não ficar sobrecarregado, manter a tranquilidade e, na hora da prova, deixar a razão acima da emoção”, completa. 

Exemplo de inspiração para os demais estudantes que tentam uma vaga na universidade, Victor afirma que o importante é se preparar e pôr em prática todo aprendizado na hora da prova. Alerta ainda que na solução das questões, o segredo é ler primeiro a pergunta, para depois achar a resposta no texto. “As pessoas tem dificuldade porque vão primeiro no texto e depois para a pergunta, mas se você sabe logo o que a pergunta quer, fica mais fácil achar a resposta durante a leitura do texto”, enfatiza.

A preparação de Victor para o Enem começou ainda em janeiro de 2014, quando o garoto passou a estudar exclusivamente para a prova sempre das 19h às 22h. Nessas três horas diárias de estudo, Victor diz que a maior parte delas era voltada a solução das questões dos anos anteriores do Enem. “Era uma espécie de treino, todo dias pegava provas antigas e tentava responder as questões, e não deixava de cumprir a rotina sequer um dia”, conta o garoto.

Na opinião de Victor, a forma com que parte das pessoas estuda é inadequada. Para ele, os estudantes em sua grande maioria, selecionam os assuntos principais dos livros e dedica tempo demasiado neles, enquanto entende que o Enem não é tão óbvio na seleção dos assuntos. O universitário ressalta também que a preocupação tentando descobrir o tema da redação é outro fator desnecessário, enquanto treinar a estrutura da dissertação, como desenvolvimento do texto e imposição do ponto de vista, por exemplo, são algumas das dificuldades para os estudantes.

O garoto se prepara agora para o lançamento do seu primeiro livro: “Como vencer aos 14 anos”, que deverá ser lançado em janeiro de 2016. Enquanto isso, segue matriculado no curso de medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Confira abaixo as matérias especiais do Portal Infonet com dicas para os estudantes que vão fazer o Exame Nacional.

Por Ícaro Novaes e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais